Entidades organizam movimento "Fora Calandra"


08/05/2003 21:01

Compartilhar:

Representantes do Centro Santo Dias, do Fórum dos Ex-presos políticos e do grupo Tortura Nunca Mais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/calandra1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Representantes de entidades de defesa dos direitos humanos reuniram-se com o deputado Renato Simões (PT) nesta quinta-feira, 8/5, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa, para organizar mobilização contra a nomeação do delegado Aparecido Laertes Calandra para chefia do Departamento de Informações da Polícia Civil.

Na reunião, foi formada uma comissão de coordenação integrada por membros do Centro Santo Dias, Fórum dos Ex-presos políticos e Tortura Nunca Mais - que será responsável pela organização de uma série de atos de protesto. Está previsto para a próxima semana o lançamento de uma campanha eletrônica, que fará circular na Internet textos e fotos referentes às práticas de tortura durante o regime militar. A intenção dos organizadores é divulgar em escala nacional e internacional fatos e imagens que atestariam práticas do delegado contra os direitos humanos.

O grupo está programando para a segunda quinzena de maio um ato de protesto em frente à Delegacia da rua Tutóia, no bairro do Paraíso, onde funcionava a Operação Bandeirante, com a exibição de vídeos. O deputado Renato Simões sugeriu ainda acrescentar à programação dos protestos uma sessão de projeção de filme produzido por Renato Tapajós sobre o cotidiano de ex-presos políticos e a realização de um seminário sob o tema "Tortura, ontem e hoje", a ser promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia.

alesp