Prêmio Wizo de desenho e pintura busca integração Brasil/Israel


08/11/2004 19:43

Compartilhar:

Flávia Maria dos Reis (à direita) vencedora do Prêmio Wizo em sua 15ª edição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/vencedora.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sua 15ª edição, concurso premia estudantes de escolas públicas

Desde sua criação em 1988, o prêmio Wizo de desenho e pintura é marcado pela iniciativa de premiar estudantes de escolas estaduais e seus respectivos professores. Os temas sugeridos são sempre relacionados à irmandade entre Brasil e Israel, já que a Wizo - Women International Ziosist Organization - é uma entidade judaica de trabalho social que visa fundamentalmente o intercâmbio entre os dois países. O tema sugerido na edição deste ano era "Brasil/Israel: Sucesso da Tecnologia", buscando uma questão contemporânea que pudesse aliar ciência e arte.

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de segunda-feira, 8/11, na Assembléia Legislativa. Para compor a mesa foram chamados o deputado federal Walter Feldman; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Lourival Mônaco; o vereador Gilberto Natalini e o deputado estadual Vitor Sapienza (PPS), apoiador do projeto. Representando a organização Wizo, integraram a mesa a presidente Frida Lagnado; a presidente Sulamita Tabacof; Roseli Fischman, da equipe técnica de arte e Sema Petragnani, curadora e diretora de concursos da organização.

A primeira colocada do concurso foi a estudante Flávia Maria dos Reis, da Escola Estadual Prof. Justino Jerry Faria, de São José do Rio Preto. Entre os prêmios que ela e sua professora irão receber encontra-se uma viagem para Brasília, onde deverão ser recepcionadas pelo cônsul de Israel.

Segundo o deputado Feldman, "Se há um passo revolucionário capaz de integrar e agregar os povos, esse passo é a questão cultural". Além dos discursos de agradecimento, a cerimônia contou com apresentação musical do grupo vocal Octrombada e com o sorteio de duas bicicletas.



BOX

Estudantes premiados

Primeiro Prêmio

Flávia Maria dos Reis - E.E. Prof. Justino Jerry Faria, São José do Rio Preto - SP

Segundo Prêmio

Talita Cardim Pereira - E.E. Prof. Antônio dos Santos, Araraquara - SP

Terceiro Prêmio

Natália Cristina Lopes Seron - E.E. Prof. Bruno Pieroni, Sertãozinho -SP

Prêmio Júri Aberto

Luciano Henrique da Cunha - E.E. Coronel Marcos Ribeiro, Fartura - SP

Prêmio Hors Concours

Débora Inocêncio - E.E. Dr. Carlos Chagas , Bauru - SP

Menção honrosa

Janaina de Azevedo Meneghello - E.E. de Tupi Paulista , Tupi Paulista - SP

Jardel Barbosa - E.E. Professor Tsuya Ohno Kimura, Bastos - SP

José Augusto Bittencourt - E.E. Francisco Álvares Florence, Novo Horizonte - SP

Juciane da Silva Matias - E.E. Lino Vieira Ruivo, Ibiúna - SP

Manoel Maximo dos Santos Neto - E.E. Professora Maria Soares Santos, Itapevi - SP

Rafael Alves Balseiro - E.E. Salvador Gogliano Júnior, Vista Alegre do Sul,SP

Ronaldo Inácio de Lucena - E.E. Juventino Nogueira Ramos - Guaraçaí - SP

alesp