Jardim Jacira apresenta suas reivindicações


16/10/2003 19:40

Compartilhar:

Deputado Emidio de Souza, ao fundo, aplaude os capoeristas do Cepis  
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/emidioItapecerica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Emidio de Souza

Um abaixo-assinado com duas mil assinaturas e contendo seis reivindicações dos moradores do Jardim Jacira, em Itapecerica da Serra, na divisa com a Capital e o município de Embu das Artes, foi entregue na manhã desta quinta-feira, 16/10, ao primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Emidio de Souza (PT). O local é carente de infra-estrutura e habitado por famílias de baixa renda, com muitos jovens desempregados.

O abaixo-assinado foi entregue ao deputado na sede ONG Centro de Cidadania, Educação, Cultura, Esporte, Ecologia, Estudos e Organização Popular de Itapecerica da Serra (Cepis), onde Emido assistiu a uma apresentação de capoeira. Os moradores pedem prioridade para as obras do Centro Educacional Jacira e Valo Velho, paradas há dez anos, e a pavimentação, sinalização e iluminação das estradas intermunicipais da Pedreira e dos Lagos. Pedem ainda a construção de um centro técnico profissionalizante na região; a implantação de linhas de ônibus circular, com saídas a cada 15 minutos, para o centro de Itapecerica; ampliação, contratação de médicos e melhores condições de atendimento e higiene para o Pronto Socorro Jacira; e a criação de um parque ecológico nas margens da Represa Crispim, que integra a bacia da Represa Guarapiranga.

" Farei todo o esforço possível na Assembléia Legislativa para tornar o Jardim Jacira um lugar melhor para se viver. Apresentarei emendas ao orçamento de 2004 para que o Governo do Estado torne possível o que é de sua competência. O abaixo-assinado entregue por vocês ajudará muito. Estamos juntos nessa luta", disse o deputado Emidio de Souza.

O presidente do Cepis, José Maria Rosa, que é administrador financeiro e suplente de vereador em Itapecerica da Serra pelo PT, disse que o Jardim Jacira, localizado numa das regiões mais carentes do município, é considerado uma das áreas mais violentas do Estado. No local moram 40 mil famílias, que se encontram praticamente isoladas do centro da cidade, pois sua principal via de ligação, com 12 quilômetros de terra, tem muitos buracos e não conta com sinalização, acostamento e iluminação. Disse que por isso as empresas se negam a colocar ônibus, deixando a população nas mãos de perueiros irregulares.

José Maria relatou que além da pavimentação da estrada, que é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo do Estado, outras prioridades dos moradores são a conclusão do Centro Educacional, obra financiada pelo governo federal, a criação de uma escola técnica profissionalizante "para dar ocupação aos nossos jovens" e a criação do parque ecológico "como área de preservação ambiental e de lazer para a população". De acordo com ele, boa parte da área reivindicada para o parque já é de domínio do governo do Estado.



emidio@al.sp.gov.br

alesp