CPI das Ferrovias aprova relatório final


25/03/2010 19:40

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Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CPIFERROVFINALCamarinhaPres44ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI das Ferrovias na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/Ferrovias - ROB_2045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CPIFERROVFINALbragatoRelator15ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CPIFERROVFINALCelia22ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CPIFERROVFINALHamilton01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CPIFERROVFINALZicoBragatoZaia11ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputados propõem extinção do contrato de concessão com a ALL Logística



A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de apurar a atual situação do sistema ferroviário do Estado en­cerrou seus trabalhos nesta quinta-feira, 25/3, com a aprovação de seu relatório final. O relatório propõe que o Estado de São Paulo volte a administrar suas ferrovias e que seja reativada a Polícia Ferroviária Federal, além da extinção do contrato de concessão com a ALL Logística, apontada como responsável pelo sucateamento de parte da rede e venda de material ferroviário ao ferro velho.

Como relator da CPI, Mauro Bragato (PSDB) defendeu que o Estado de São Paulo assuma a malha ferroviária em situação extrema, afirmando que tanto o Estado como a União devem explicações à sociedade sobre a situação das ferrovias. "Temos de pensar nas ferrovias como uma opção de transporte, pois o modelo rodoviário está esgotado".

Os deputados Hamilton Pereira e José Zico Prado (ambos do PT) comentaram trechos do relatório e su­geriram alterações na re­dação, que foram ana­li­sadas e aprovadas pelos deputados presentes à ses­são, e incluídas no relatório final. A intenção, segundo Zico Prado, é abrir uma brecha para a finalização da concessão, com o aumento da fiscalização e aplicação das devidas multas à ALL, para que esta fique inadimplente e abra mão do contrato, sem poder alegar quebra de contrato e requerer indenização.

O presidente da CPI, deputado Vinícius Camarinha (PSB), falou da sensação de dever cumprido. "Passamos um pente fino na malha ferroviária do Estado, que está adormecida e, pior, sendo dilapidada."

Após a apuração feita pela CPI, constatou-se inúmeras irregularidades na operação da América Latina Logística (ALL). Por isso, uma das sugestões é a extinção desse contrato de concessão, alegando caducidade contratual.

No relatório final, sugere-se que a concessionária sofra uma fiscalização mais ostensiva por parte do concedente, "com instauração de processo administrativo de inadimplência, ainda que chegue à caducidade do contrato". Essa falta de fiscalização efetiva, ainda segundo o relatório, foi causada por falhas no contrato de concessão, que não garantiu, entre outras coisas, a realização de investimentos na malha e permitiu que o preço das tarifas de transporte de cargas seja elevado, o que inviabiliza a ferrovia como opção de transporte.

O segundo ponto proposto é que a autoridade federal delegue ao governo do Estado a reassunção da malha paulista do transporte ferroviário, em pareceria com o governo federal e iniciativa privada. Finalmente, é sugerida a reativação da Polícia Ferroviária Federal, com o retorno dos policiais que estão em desvio de função prestando serviços à CPTM, órgão do governo estadual.



Decisões



As conclusões da CPI serão encaminhadas para conhecimento e tomada das providências cabíveis à Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados, à Comissão de Transportes do Senado, ao Ministério dos Transportes, à Controladoria-Geral da União e ao Ministério Público Federal.

Para que procedam à apuração das irregularidades ocorridas, o relatório da CPI será também enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), ao Tribunal de Contas da União, ao governador de São Paulo e à Secretaria Estadual dos Transportes.

Por sugestão do deputado Davi Zaia (PPS), serão informados ainda o BNDES e os conselhos de pensão Funcef, Previ e Petros, que são investidores da ALL Logística, para que tomem conhecimento da situação.

A CPI decidiu ainda recomendar ao Poder Executivo, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que avalie a possibilidade de decretar a caducidade da concessão outorgada à ALL. Decidiu-se, também, pedir à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que é responsável pela guarda dos bens, que agilize providências para a realização do inventário dos prédios e outros equipamentos.

alesp