CPI do Erro Médico aprova relatório final


03/02/2010 18:51

Compartilhar:

Uebe Rezeck apresenta relatório final <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ERROMEDICOleituradorelatorio01MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da CPI <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ERROMEDICOGERALMAU_5720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Uebe Rezeck e José Bittencourt <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ERROMEDICOentregadorelatorio03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Bittencourt <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ERROMEDICOPRESCPIMAU_5692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com aprovação unânime do relatório final apresentado pelo deputado Uebe Rezeck (PMDB), a CPI do Erro Médico encerrou, nesta quarta-feira, 3/2, os seus trabalhos, sugerindo apresentação de moções, indicações e ofícios a diversas autoridades e órgãos ligados ao objeto da investigação.

Presidida pelo deputado José Bittencourt (PDT), a Comissão aprovou moções de apelo ao Ministério da Educação pleiteando maior rigor na fiscalização aos cursos de Medicina. Pelo relatório, somente a China possui mais escolas médicas que o Brasil.

Ao presidente da República, a moção será pela isenção de tributos em relação à aquisição de aparelhos de radioterapia. Aliás, esse mesmo pedido será feito por meio de indicação ao governador do Estado. Segundo o deputado Fausto Figueira (PT), essas medidas podem ajudar na reestruturação do tratamento radioterápico no Brasil, o que possibilitaria acesso a cerca de 140 mil pessoas portadores de câncer que estão privados desse atendimento.

Uma pressão maior por parte da sociedade será fundamental, explicou Pedro Tobias (PSDB) para a alteração dessa realidade. Ele acredita que "se a sociedade cobrar, o governo cederá em relação a isenção dos impostos".

Outra indicação ao governador vai propor envio de projeto de lei " de iniciativa do Executivo " que crie cargos de médicos peritos no Estado de São Paulo. Essa carência de peritos tem dificultado a apuração de erros médicos.

Em relação às denúncias apuradas pela CPI, decidiu-se pelo envio dos documentos ao Ministério Público, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e demais órgãos de fiscalização, ressaltando o fato de as mantenedoras de Marília, Bauru e Santos terem continuado o atendimento mesmo após as denúncias.

Fausto Figueira classificou como verdadeiro "atentado" o uso de dosagem experimental de cobalto nos pacientes. Foram apuradas irregularidades na radioterapia nos hospitais da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e no Manuel de Abreu, de Bauru, administrado pelo Hospital Estadual daquela mesma cidade.

Beth Sahão (PT) e João Barbosa (DEM), membros efetivos da comissão também elogiaram o trabalho do relator e avaliaram positivamente a investigação parlamentar. "Finda a CPI, mas inicia um grande trabalho que vai beneficiar toda a sociedade", declarou Barbosa.

Ao final, o presidente agradeceu a colaboração expressiva dos membros da comissão e comunicou que solicitará a impressão do relatório no formato de um livreto, facilitando sua divulgação. Bittencourt disse também que promoverá um debate sobre o assunto em um programa da TV Assembleia.

alesp