CPI das Gorjetas ouve trabalhadores


22/06/2010 21:19

Compartilhar:

Juarez Pires e Maria Lucia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/CPIGorgeta22jun10ZeA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Maria Lucia Amary presidente da CPI das Gorjetas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/CPIGorgeta22jun10ZeAntonioAdemardeCarvalho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pela deputada Maria Lúcia Amay (PSDB), a comissão parlamentar de inquérito constituída com a finalidade de investigar se há efetivo repasse das gorjetas aos trabalhadores em bares e restaurantes do Estado realizou nova reunião nesta terça-feira, 22/6. Durante a reunião, foram colhidos os depoimentos de trabalhadores que relataram práticas ilegais dos estabelecimentos.

De acordo com o garçom , na última empresa em que trabalhou eram recolhidos os valores referentes aos 10% da conta, mas o valor repassado aos trabalhadores era inferior: "Tentamos por diversas vezes um acordo, porém nunca conseguimos", afirmou. Pires relatou que além de recolher os valores, a empresa repassava apenas 3,5%, ficando com o restante.

Além disso, ele afirmou que os garçons eram coagidos pelos patrões no momento de fechar a conta: "Para não deixar os clientes insatisfeitos, falávamos que os 10% seriam para nós, o que na verdade não ocorria", enfatizou. Ele também disse que as empresas não repassam esses valores nas rescisões contratuais dos funcionários.

Para o garçom Antonio Ademar de Carvalho, a categoria necessita de uma valorização salarial digna, além de investimentos na formação de seus profissionais: "Muitos estabelecimentos não respeitam o piso salarial da categoria, que é de R$ 729", enfatizou.

Participaram da reunião os deputados José Bruno (DEM), Davi Zaia (PPS) e a presidente da CPI, deputada Maria Lucia Amary (PSDB).

Antonio Ademar de Carvalho (ao microfone)

alesp