Deputado vista empresa de processamento de lixo em Paulínia


29/08/2011 12:35

Compartilhar:

Gondim  visita empresa de gerenciamento de resíduos sólidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/LUIZCARLOSGONDIMPAULINIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim (PPS), coordenador da Frente Parlamentar contra a implantação do Aterro Sanitário em Mogi das Cruzes, esteve em Paulínia, município da região de Campinas, no dia 26/8, para conhecer Estre Ambiental, uma das mais importantes e inovadoras empresas do setor de gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil e a primeira da América Latina a transformar lixo em combustível derivado de resíduo (CDR), de alto poder calorífico e que não agride o meio ambiente.

A empresa é detentora da máquina de origem finlandesa denominada "Tiranossauro", que faz a separação de lixo e a produção de resíduos em energia. O deputado foi recepcionado por Julio Cesar Cavasin, da empresa Estre Ambiental, e Pedro Stech, da Destra Desenvolvimento e Tecnologia Ambiental.

Stech explicou o funcionamento da Tiranossauro. Ela tem capacidade de fazer a triagem de mil toneladas de lixo domiciliar e industrial. Os sacos de lixo entram por uma esteira e recebem o tratamento por ordem de materiais. Depois deste primeiro processo, uma peneira de aproximadamente 18 metros faz a separação dos produtos orgânicos, que totaliza 50% do lixo processado. Somente este passivo é encaminhado para um aterro sanitário, que pode gerar gás e energia.

No caso do lixo industrial, o material não passa pela primeira trituração. Um eletroímã faz a separação dos materiais ferrosos e na sequência o vidro, cerâmica e o plástico, que são enviados para a reciclagem. O que sobra da máquina é o CDR que pode ser usado como combustível na indústrial.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp