Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Raphael Macek

Raphael Macek: o ineditismo de imagens com elo direto na natureza
13/12/2011 14:17

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/MuseuRaphaelMacek.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raphael Macek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/MuseuRaphaelMacekAlta.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/MuseuRaphaelMacek1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Se a fotografia para Raphael Macek era inicialmente um "hobby", com o passar do tempo tornou-se uma profissão apaixonante com a qual criou um elo direto na natureza e de modo especial os animais.



Estamos de pleno acordo quando Macek afirma que "sempre procura inspiração em vários segmentos da fotografia, da pintura, do cinema. Ao vermos imagens e formas, realmente bem executadas essas ficam gravadas em nosso subconsciente a fim de desenvolvermos um olhar diferenciado para as coisas."



Não há dúvida que suas imagens de cavalos revelam um artista que, buscando formas e ângulos não convencionais, criando efeitos com a iluminação, obteve cenas praticamente inéditas. Trata-se de um fotógrafo que tem a habilidade de enxergar a mesma cena do que centenas de outras pessoas, só que de uma forma diferente.



Consciente de que fotografar cavalos, animais por demais sensitivos, Raphael Macek interage sem interferir, o que resulta num trabalho de grande paciência. Ao conseguir desenvolver uma imagem mais pensada e elaborada, suas obras refletem o que o fotógrafo realmente quer passar ao observador.

As duas fotos de Raphael Marcek, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem a criatividade e o ineditismo das imagens do artista-fotógrafo com elo direto na natureza.



O Artista



Raphael Macek nasceu em São Paulo em 1981. Filho de um veterinário e criador de diversas raças de cavalos. Ambiente que o influenciou desde criança. Já na adolescência decidiu transformar o hobby da fotografia em profissão, o que o levou a conhecer lugares fantásticos, trabalhando em um ofício que lhe dava grande prazer. Iniciou sua carreira fotográfica com imagens da natureza, passando a seguir a fotografar toda sorte de animais e, de modo especial, cavalos. Com o passar do tempo, a pratica de um esporte aliada à profissão fez com que se especializasse neste tipo de foto. Em 2007 mudou-se para Nova Iorque, onde estudou no New York Institute of Photography.



Realizou inúmeros estágios na Bélgica, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Em 2008 fotografou safáris na Tanzânia e no Quênia. Obteve inúmeros prêmios, entre eles: Kodak Picture of the Day (2007), National Geographyc International Photography Contest; Nature"s Best Picture of The Month Contest (2009) Outdoor Photographer of the Year 2010 Finalist; Daily Awards Photo Contest; Imaging Resource Photo Contest ; Steve´s DigiCams Digital Photo Contest (2010) Kodak Picture of the Day ; B&W Single Image Contest (2011). Foi convidado a participar da Bienal Internacional de Arte de Florença " 2011, e da Bienal de Arte Internacional de Roma " 2012.

alesp