Criador da Estação Juréia é chamado para salvá-la, afirma deputado


02/09/2005 16:01

Compartilhar:

 Audiência com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FAUSTO JUREIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, na quinta-feira, 1°/9, os deputados Fausto Figueira, Hamilton Pereira, Maria Lúcia Prandi e a presidente da Câmara Municipal de Peruíbe, Maria Onira Betioli Contel (todos do PT), o presidente da União dos Moradores da Juréia (UMJ), Arnaldo Rodrigues das Neves, e moradores da Estação Ecológica da Juréia foram informados da designação de José Pedro de Oliveira Costa, um dos criadores da Estação Juréia, para buscar soluções para os problemas que ocorrem na reserva ecológica.

"A população do Estado de São Paulo quer mais áreas verdes. Nosso desejo é preservar essas áreas, mas respeitando os direitos das populações residentes há muito tempo nesses locais", afirmou Goldemberg.

Goldemberg nomeou assessor especial para apurar a denúncias feitas pela UMJ, de desmatamento no bairro do Despraiado, em Iguape, dentro da Estação Ecológica da Juréia-Itatins.

O arquiteto José Pedro de Oliveira Costa é doutor em Planejamento Ambiental e além de um dos idealizadores da Reserva, foi o primeiro secretário de Meio Ambiente do Estado no governo Franco Montoro (1983/87), justificou o secretário, ao anunciar a escolha do idealizador da reserva para cuidar do assunto.

O ambientalista declarou que na próxima terça-feira, 6/9, fará uma reunião com técnicos do Instituto Florestal, para debater mecanismos para melhorar a fiscalização na reserva e buscar soluções de curto prazo para as reivindicações encaminhadas pela União de Moradores da Juréia.

A UMJ reivindica que as comunidades locais sejam parceiras efetivas na fiscalização da Juréia, a instalação de energia elétrica, por meio do Programa Luz para Todos, a formalização do Conselho Consultivo da Juréia e ainda debate sobre o projeto de lei que transforma a parte ocupada da Juréia-Itatins em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, de autoria dos deputados Hamilton Pereira e José Zico do Prado (PT).



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp