Líder do Governo visita o Parlamento Europeu


28/04/2009 19:31

Compartilhar:

Vaz de Lima em visita ao Parlamento Europeu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/VAZDELIMAPARLAMENTOEUROPEU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Vaz de Lima (PSDB), líder do Governo e ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, visitou as principais instituições da União Européia entre os dias 17 e 23 de abril. Ele integrou comitiva de 11 deputados estaduais brasileiros que, a convite do Parlamento Europeu, foram conhecer a realidade da União Européia (UE).

Em Estrasburgo, na França, os deputados participaram de palestras e sessões plenárias para entender a dinâmica do funcionamento do Parlamento Europeu (composto por 785 deputados dos 27 Estados membros). Seu principal trabalho é aprovar a legislação da UE com base em propostas apresentadas pela Comissão Européia (órgão executivo da UE, também visitado pelos brasileiros).

Em Bruxelas, na Bélgica, os deputados estiveram na Missão do Brasil junto à União Européia, onde foram informados sobre o andamento das discussões de temas como agricultura, meio ambiente, biodiesel, etanol e energia renovável. Essas questões foram tratadas em seguida durante encontro no Conselho de Ministros, outra instância decisória da UE. Representantes para Assuntos com a América Latina destacaram o interesse dos europeus na consolidação do Parlamento do Mercosul.

A programação dos deputados incluiu ainda visita ao Tribunal de Justiça da UE, em Luxemburgo.

Vaz de Lima faz um balanço extremamente positivo da viagem. "Ajudou-me a compreender ainda mais a importância da política, particularmente da diplomacia, na solução de problemas e conflitos. A União Européia é um belo exemplo de integração e ação conjunta bem sucedida."



vlima@al.sp.gov.br

alesp