Parlamentar homenageia os 30 anos da Unesp


08/06/2006 13:36

Compartilhar:

Deputada Beth Sahão e o reitor Marcos Macari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/beth e maccari.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Beth Sahão (PT) coordenou homenagem aos 30 anos de fundação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e aos 10 anos da Fundação Editora Unesp em ato solene, no dia 6 de junho. Estiveram presentes o reitor da Unesp, Marcos Macari, o vice-reitor Herman Jacobus Cornelis Voowald, o presidente da Fundação Editora Unesp, José Castilho Marques Neto, o vice-reitor Franco Maria Lajolo, representando a Reitoria da USP, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, e ainda os deputados Edson Gomes (PP), Maria Lúcia Prandi (PT) e Ana Martins (PCdoB).

Na ocasião foi lida mensagem do ministro da Educação, Fernando Haddad, além de diretores de todos os campi " entre eles o diretor do Campus de São José do Rio Preto, Juhnny Oliveiri, a ex-diretora do Campus e atual secretária-geral da Unesp, Maria Dalva Silva Pagotto, e de várias faculdades, institutos e departamentos da Unesp de todo o Estado de São Paulo, além de membros do Conselho Universitário e da comunidade universitária.

A parlamentar ressaltou sua forte ligação com a universidade por ter concluído seu mestrado em Ciências Sociais no campus de Araraquara, o que reforça seu compromisso com ela na obtenção de recursos e apoio institucional. Beth também falou sobre a vitória obtida na tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2006, responsável pelo aumento de 9,57% para 10% da quota-parte do Estado do ICMS (QPE) para as universidades estaduais, ressaltando, porém, que recursos nessa área continuam contingenciados pelo governo estadual.

Além da contribuição da Unesp para a educação pública superior do Estado de São Paulo, foi ressaltada pelos palestrantes a contradição existente entre a expansão da universidade e a limitação orçamentária, bem como os desafios para a sobrevivência e desenvolvimento das editoras universitárias em face do processo de crescente mercantilização da produção editorial brasileira.

O reitor Marcos Macari destacou a responsabilidade da Assembléia Legislativa na obtenção de apoio ao ensino superior e o importante auxílio no desembaraçamento de entraves a planos de expansão do ensino da Unesp para todas as regiões do Estado.

A parlamentar exaltou a contribuição da instituição de ensino para a educação pública e destacou a importância de sua editora no papel que desempenha na produção e difusão do conhecimento, ao disponibilizar para diversas regiões do Estado de São Paulo o acesso a obras por uma população não atendida pelas demais universidades públicas.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp