Protesto contra corte de verbas da saúde


24/10/2003 16:33

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tobiasbariri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) protestou na última terça-feira, 21/10, no plenário da Assembléia Legislativa, contra a proposta do Governo federal que prevê redução das verbas da Saúde no orçamento para 2004. "Essa iniciativa significará um corte de quase R$ 4 bilhões nos repasses da União para os serviços tipicamente de saúde, no próximo ano. É um flagrante descumprimento da emenda constitucional 29", adverte o parlamentar.

No mesmo dia, Tobias debateu o assunto na Comissão de Saúde e Higiene. O parlamentar tucano disse que a causa principal da crise hospitalar é a falta de verbas, em especial o teto de repasse fixado pelo SUS, que, se por um lado pode inibir procedimentos mais dispendiosos, por outro, impede o reembolso às instituições conveniadas que ultrapassaram o limite de despesa.

O deputado também voltou a manifestar sua preocupação quanto à continuidade de programas de atendimento aos idosos, especialmente no tratamento de catarata, próstata, varizes e diabetes. "Com a redução de recursos, esses programas de alcance social serão sensivelmente prejudicados pelo atual governo federal", ele questiona.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp