Depoimentos


15/03/2007 20:10

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PTOBIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Uebe Rezek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Uebe Rezeck.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Salim Curiati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Salim Curiati09.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Patrícia Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Patricia Lima178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sidney Beraldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sidney Beraldo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/rita passos02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Waldir Agnello <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Agnello012.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vitor Sapienza52.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Dárcy Vera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/darcy vera01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Carlos Giannazi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Cândido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/josecandido147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Independência do Legislativo

"Contribuir para que a Assembléia Legislativa de São Paulo exerça suas funções da forma mais independente possível, perante o Poder Executivo e o Judiciário, traduzindo a vontade expressa pelo povo de São Paulo por meio de seu voto, é um grande desafio a ser enfrentado", declarou o deputado Waldir Agnello (PTB). "A população espera uma guinada do Poder Legislativo", concluiu o deputado, que pretende nessa nova legislatura dedicar-se com vigor à atuação na área da saúde.



Maioria sólida

"A primeira grande tarefa para o meu partido na legislatura que se inicia é construir uma maioria sólida na Assembléia, que permita ao governador Serra trabalhar pelo desenvolvimento de São Paulo", declarou o deputado Pedro Tobias (PSDB). Deputado estadual mais votado do Estado, Tobias agradeceu a generosidade da população paulista, que lhe concedeu 228.325 votos, Ele afirmou que responderá a essa confiança com muita responsabilidade.

População quer mudanças

Estreante no Parlamento paulista, o deputado Lelis Trajano (PSC) considera que a população de São Paulo quer mudanças em todas as áreas. "Precisamos recuperar as finanças do Estado e também de uma recuperação moral", disse. A saúde e a criação de trabalho e emprego serão prioridades para Trajano.

Prona

O Prona tem uma única representante no Parlamento paulista, Patrícia Lima. Ela afirmou que isso não será impedimento para fazer um bom mandato. "Legislarei da melhor maneira possível e com apoio da população que confiou em mim." A deputada disse que pretende trabalhar em prol de todos os segmentos, com ênfase na área social.

Povo e justiça

O deputado Vitor Sapienza (PPS) está de volta ao Legislativo paulista, após não ter conseguido concluir seu mandato anterior, em razão de decisão judicial. Segundo Sapienza, "o povo o vê de forma diferente daquela que a Justiça vê". Ele espera que o presidente eleito, Vaz de Lima (PSDB), possa dar continuidade à forma moderna e dinâmica com a qual Rodrigo Garcia conduziu o Parlamento de São Paulo.

Atender aos reclamos populares

O deputado Uebe Rezek (PMDB) volta à Assembléia Legislativa depois de dez anos, período em que foi por duas vezes prefeito de Barretos. "Cumpri outras tarefas e, agora, retorno disposto a legislar em favor do Estado de São Paulo e a atender aos reclamos do nosso povo. Se conseguir fazer isso, tenho certeza de que terei cumprido minha missão", concluiu.

Único secretário

Até o momento, apenas um dos deputados eleitos para a 16ª legislatura foi convidado a assumir uma secretaria estadual. Sidney Beraldo (PSDB) ocupa a pasta de Gestão Pública, onde espera melhorar a qualidade dos serviços públicos, com a adequada aplicação do dinheiro público. Beraldo pretende manter contato com sua base eleitoral fora de seu expediente, nos finais de semana.

Homenagem à região de Ribeirão Preto

"Muita expectativa e disposição para realizar um belíssimo trabalho, à altura da região de Ribeirão Preto", estas são as motivações da deputada Dárcy Vera (PFL) no início de seu mandato. Com atuação parlamentar marcada pela atenção à área social, Vera disse que fará todo o esforço para merecer a confiança recebida por seus eleitores e que, na Assembléia, vai se dedicar também aos setores da saúde e da educação.

Decano defende independência dos poderes

Médico e deputado reeleito pela oitava vez, Salim Curiati (PP) nasceu em 1928 e está na Assembléia Legislativa desde 1967. "Faz 40 anos que estou no Parlamento, tendo deixado a Assembléia paulista apenas por uma legislatura, quando fui deputado federal constituinte." Curiati é o parlamentar com mais tempo de Casa. Ele votou em Vaz de Lima e ressaltou a necessidade de que haja independência e harmonia entre os poderes. "A verdade é que nesta Casa e no Congresso Nacional não se pratica o correto relacionamento entre os poderes. O Poder Legislativo não pode simplesmente aceitar o desempenho de papel secundário no jogo dos poderes públicos, como querem lhe impor. Seria o mesmo que desmerecer sua origem popular e sua história", disse. Em nome da igualdade entre os poderes, Curiati lançou sua candidatura à presidência da Casa, mas reavaliou sua posição em favor de Vaz de Lima, asseverando a importância de procurar o consenso para que a nova Mesa possa trabalhar.



Bancada em expansão

Uma das bancadas que mais cresceram no Legislativo paulista foi a do Partido Verde. Segundo a deputada Rita Passos, o PV é o partido da vida, pois tem seu programa voltado à preservação do meio ambiente e da vida no planeta. Ela atribuiu o crescimento da bancada ao fato de o partido ter um índice de rejeição praticamente inexistente. "As pessoas vêem o partido com bons olhos." Para tentar recuperar o meio ambiente, a deputada acredita na conscientização da população, por meio de palestras e inserções na mídia. "O PV vai contribuir com sua perseverança, mas todos têm de fazer sua parte para reverter o atual quadro."

Em defesa da educação

A primeira bancada do PSOL será a verdadeira oposição no Parlamento paulista, já que o PT tem feito uma oposição limitada, afirmou o deputado Carlos Giannazi. Ele, que foi vereador da capital por dois mandatos, diz que continuará sua atuação em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade e denunciará o sucateamento das universidades públicas. "Na Assembléia, temos novas prerrogativas, podemos legislar de forma a alterar a situação em que se encontra a educação e fiscalizar a atuação do Executivo", concluiu.

Resgate do Poder Legislativo

"Chego à Assembléia com muita expectativa, pois venho com a experiência adquirida quando fui vereador de Suzano, município com 300 mil habitantes, para agora representar toda a população do Estado de São Paulo. Quero contribuir para o resgate do Poder Legislativo, que é uma necessidade neste momento." Assim comentou o deputado José Candido (PT) o início do seu primeiro mandato na Assembléia. Candido diz que, representando vários segmentos da sociedade, dará prioridade às questões da igualdade racial e à defesa do meio ambiente.

alesp