Frente de Apoio à Mineração define grupos de trabalho


16/05/2007 20:36

Compartilhar:

Roberto Morais, Samuel Moreira e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE MINER roberto morais.samuel moreira.caramez01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio à Mineração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRENTE MINER GERAL 861ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reuniu-se nesta quarta-feira, 16/5, no plenário Tiradentes da Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, que, sob a coordenação do deputado João Caramez (PSDB), definiu os participantes dos grupos de trabalho e seus coordenadores.

Os grupos constituídos foram: Órgão Gestor; Política Ambiental e Licenciamento; Política Tributária; e Imagem e Comunicação. Na oportunidade, o representante do Sindipedra, Tasso de Toledo Pinheiro, entregou ao deputado Caramez uma petição reivindicando uma prorrogação no atual cálculo do ICMS, que reduz a alíquota de 12% para 8%, e a inclusão do Sindiareia nessa redução.

Finalizando a reunião, Caramez convidou os presentes para o lançamento do livro A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineiração, no Hall Monumental. Compuseram a Mesa os deputados Roberto Morais (PPS) e Samuel Moreira (PSDB), que se colocaram à disposição das empresas do setor para apoiar seus pleitos e viabilizar suas reivindicações.

Lançamento do livro

O livro foi produzido com a parceria entre o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) e a ANA (Agência Nacional de Águas). Ele aborda, entre outros assuntos importantes, como a atividade da mineração tem implementado ações que visam diminuir os impactos que essa atividade provoca, em particular no que se refere à poluição das águas.

O lançamento foi saudado pelo deputado João Caramez como uma obra importante que ajuda a desmistificar a irreversibilidade do impacto ambiental, mostrando como algumas empresas tratam seus rejeitos e reutilizam a água.

Roberto Morais, Samuel Moreira e João Caramez compuseram a mesa

alesp