Pescadores serão representados na SEMA


13/06/2008 11:35

Compartilhar:

Russomano, Gondim, Graziano, Munhoz, Moreira, Almeida e Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/GONDIM VALE ESSE SEMA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma das reivindicações dos pescadores no processo de criação do Mosaico das Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas do Litoral Paulista será atendida pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SEMA). Os pescadores terão representatividade no Conselho Gestor, conforme explica o artigo 9º da nova minuta disponível no site www.ambiente.sp.gov.br.

A nova determinação foi anunciada nesta quinta-feira, 12/6, durante reunião solicitada pelo deputado Samuel Moreira (PSDB) com o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. Estiveram presentes os deputados Luiz Carlos Gondim (PPS), Mozart Russomano (PP), Barros Munhoz (PSDB), Samuel Moreira (PSDB), Carlinhos de Almeida (PT) e Ricardo Montoro (PSDB).

De acordo com o deputado Gondim, o Conselho Gestor terá três representantes de cada área (Norte, Centro e Sul), que possivelmente serão nomeados por meio de votação. O deputado apresentou a Graziano a proposta de transformar o decreto em projeto de lei. A idéia teve a aprovação do líder do Governo, Barros Munhoz, e está em estudo pelo secretário do Meio Ambiente.

Outro pedido atendido após audiência realizada na Alesp em 28/5, presidida por Gondim, foi a oitiva dos institutos de Pesca e o Oceanográfico da USP na elaboração do documento. Esta era uma solicitação de Gondim e dos pescadores à SEMA, uma vez que em seu primeiro relatório os órgãos ligados à prática da pesca não foram consultados. Também ficou proibida a pesca industrial de arrasto, com a utilização de barcos de grande porte.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp