Consórcio do Vale Histórico quer fomentar turismo e agricultura


08/04/2009 10:22

Compartilhar:

Encontro de prefeitos e parlamentares da região do Vale do Paraíba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/AFONSOLOBATOVALEHISTORICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio do Vale Histórico receberam na última segunda-feira, 6/4, o deputado Afonso Lobato (PV), em Silveiras, em reunião presidida pelo prefeito de Queluz, José Celso Bueno. Estiveram presentes os deputados da Frente Parlamentar, Carlinhos Almeida (PT) e Hélio Nishimoto (PSDB), membros da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, da qual Lobato é presidente.

Na ocasião, foram solicitadas ao deputado medidas de fomento ao turismo e à agricultura familiar para incrementar a economia da região. "Falamos de vários aspectos dessas atividades, inclusive sobre a monocultura do eucalipto, que também preocupa os prefeitos e a população daqueles municípios", afirmou Afonso. Uma das propostas apresentadas na reunião é a possibilidade do plantio consorciado de eucalipto com o de palmito pupunha.

Já no aspecto turístico, discutiu-se a possibilidade de integração entre o Circuito do Vale Histórico e o Circuito Religioso, formado pelos municípios de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista. "Essa integração é importante porque reforça o fluxo turístico e faz com que os visitantes permaneçam mais tempo naquela região, com impacto na economia", disse o parlamentar.

Lobato esteve também em Aparecida, onde visitou as obras da UTI, na Santa Casa , na qual deverão ser instalados dez leitos reivindicados pela Frente Parlamentar. O deputado foi recebido pelo prefeito Antonio Márcio de Siqueira, com quem discutiu diversos problemas da cidade, destacando-se o tratamento de esgoto. "Colocamo-nos à disposição do prefeito e vamos lutar por benefícios que contemplem as necessidades da população de Aparecida", declarou Afonso Lobato.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp