Propostas para estradas de Catanduva e região são apresentadas em audiência pública sobre o Orçamento

Audiência Pública LOA 2010 em Catanduva
14/08/2009 20:50

Compartilhar:

Audiência da Comissão de Finanças e Orçamento discute orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISACATANDUVA2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão e Graldo Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISACATANDUVA6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cássio Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISACATANDUVA5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISACATANDUVA4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participação popular na audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISACATANDUVA3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública em Catanduva debate orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISACATANDUVA1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As sugestões da região de Catanduva para o Orçamento estadual 2010 foram apresentadas na audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), na Câmara da cidade, nesta sexta-feira, 14\8. Integraram a mesa o presidente da CFO, Mauro Bragato (PSDB), Cássio Navarro (PSDB), membro da comissão, os deputados da região, Beth Sahão (PT) e Geraldo Vinholi (PDT), o 2º secretário da Câmara de Catanduva, Onofre Baraldi, e o vereador Marquinhos Ferreira (PT), e o técnico da Secretaria de Economia e Planejamento, Maurício Hoffmann.

Cássio Navarro explicou que a razão de a comissão estar realizando audiências em todo o Estado é chegar nos pontos mais extremos para diminuir a distância entre os parlamentares e a população que vive nessas localidades. Ele pediu que as pessoas participem apresentando suas sugestões na audiência de hoje ou pela internet.

Para Beth Sahão, o Legislativo vem cumprindo bem seu papel ao realizar as audiências públicas sobre o Orçamento. A deputada lembrou que o repasse de recursos aos municípios precisa de ajustes, uma vez que algumas administrações municipais enfrentam dificuldades enquanto outras não sabem nem como aplicar o excedente de verbas.

Segundo Vinholi, hoje o governo investe em áreas prioritárias do Estado. Muitos dos problemas de Catanduva acabaram por se tornar questões regionais, como é o caso do rio São Domingos, que corta a cidade, está poluído e deságua em águas que servem outros municípios.

Baraldi agradeceu a oportunidade que a CFO está proporcionando aos cidadãos de Catanduva para se manifestarem. O vereador Marquinhos Ferreira também destacou a importância da presença da comissão na região. Ele solicitou acesso adequado, como um viaduto, para ligação da avenida Olímpia, em Catanduva, e a rodovia Comendador Pedro

Monteleone.

O técnico Hoffmann lembrou que a secretaria está em parceria com a Assembleia no processo de oitivas de sugestões de propostas ao Orçamento, peça que, segundo Hoffmann, deverá ser elaborada com atenção às sugestões feitas durante as audiências da CFO.

A vereadora Ana Paula Carnelossi, de Catanduva, pediu que não seja instalado, como pretende o governo do Estado, um presídio na cidade, uma vez que demandaria mais gastos com prestação de serviços públicos às famílias de presos que se instalariam na região. Ela ainda pleiteou recursos para Casa de Apoio ao Adolescente e para entidades assistenciais.

Os problemas gerados pela terceirização de serviços nas unidades do Centro Paula Souza foram apontados pelo representante do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza, Eros Roman. Ele ainda solicitou revisão do plano de carreira e aumento da dotação orçamentária da instituição.

Nelson Benevenuto é vereador em Novo Horizonte e se inscreveu para apresentar antiga reivindicação da cidade que é pavimentação da estrada municipal Bento Cardoso de Morais que liga o centro de Novo Horizonte ao bairro Taquaral.

Leandro Oliveira, da Apeoesp, enumerou uma série de reivindicações para o segmento da Educação: contrapartida do Estado no financiamento do Iamspe e reajuste salarial de 27% entre outros pontos.

Cícero Zaparolli, de Ibirá, pediu a construção de uma passarela na rodovia Mario Pedro Briolli. O ex-vereador ainda falou sobre a falta de repasse de recursos estaduais para as estâncias hidrominerais, como é o caso de Ibirá. Por fim, Zaparolli informou que a Sabesp não tem adotado a tarifa social, pois a burocracia constante para que o cidadão possa requisitar esse benefício limita a concessão.

A próxima audiência pública acontece na Câmara de Ourinhos, às 10h, no dia 20\8, quinta-feira.

alesp