Tribunal de Justiça será homenageado em sessão solene


03/03/2004 16:00

Compartilhar:

Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Elias Tâmbara.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tamba2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Assessoria do deputado Milton Vieira

Por iniciativa do deputado estadual Milton Vieira (PFL), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que está comemorando 130 anos de instalação, será homenageado no próximo dia 5 de março, a partir das 10 horas, em sessão solene a se realizar no plenário Juscelino Kubitschek.

Além da presença do governador Geraldo Alckmin, autoridades e convidados do meio jurídico de São Paulo, a solenidade também contará com a participação dos atuais membros do Conselho Superior da Magistratura, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Elias Tâmbara, do vice-presidente, desembargador Mohamed Amaro, e do corregedor geral da Justiça, desembargador José Mário Antonio Cardinale.

História

O Tribunal de Relação de São Paulo-Paraná foi instalado em 3 de fevereiro de 1874, sob a presidência do desembargador Tristão de Alencar Araripe, com uma composição inicial de sete juízes. Apenas em 1892, no governo de Bernardino de Campos, o número de juízes aumentou para nove.

A construção da sede oficial do Poder Judiciário paulista só foi cogitada em 1907, mas teve inicio após quatro anos, com a elaboração do projeto criado pelo escritório de engenharia de Ramos de Azevedo. O lançamento da pedra fundamental da construção ocorreu no dia 24 de fevereiro de 1920. Em 2 de janeiro de 1933, o prédio foi inaugurado parcialmente e a utilização plena do espaço aconteceu no dia 25 de janeiro de 1942, aniversário da cidade. Atualmente, nas dependências do prédio do Tribunal de Justiça, funciona o Museu do TJ com uma coleção muito interessante de documentos, objetos e material, colhidos ao longos dos seus 130 anos, que contam parte do seu acervo e da sua história.

mvieira@al.sp.gov.br

alesp