Santa Casa de Campinas inaugura equipamento de litotripsia


21/05/2009 11:40

Compartilhar:

 Donizette (ao fundo) na Santa Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/JONASDONIZETTESANTACASA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Santa Casa de Campinas inaugurou na quarta-feira, 20/5, um equipamento de litotripsia, para tratar pacientes com cálculo renal. O aparelho custou R$ 100 mil e foi obtido por meio de emenda ao Orçamento apresentada pelo deputado Jonas Donizette (PSB), vice-líder de governo na Assembleia Legislativa. "O processo de atualização hospitalar é muito importante. É uma das áreas em que a tecnologia mais avança. São equipamentos que, com a inteligência e a habilidade humanas, proporcionam mais qualidade de vida para a população, para todos aqueles que precisam de um serviço tão importante", afirmou o parlamentar.

O médico Murillo Antonio Moraes de Almeida, provedor da Irmandade de Misericórdia de Campinas, destaca que a nova aquisição é um equipamento de ponta. Ele permite localizar o cálculo renal com precisão e emite uma onda de ultrassom que atravessa o corpo do paciente e fragmenta o cálculo.

Campinas tem agora três máquinas de litotripsia. A grande procura pelo serviço vinha fazendo com que muitos moradores fossem se tratar em outras cidades. O novo equipamento vai melhorar o atendimento à demanda municipal.

"Devemos muito às entidades filantrópicas, que são parte importante do sistema de saúde pública nacional. Elas respondem por 60% das internações do Sistema Único de Saúde, o SUS, em São Paulo", destacou Jonas Donizette.



jdonizette@al.sp.gov.br

alesp