Brunella filtra suas românticas paisagens através do prisma de sua sensibilidade
A linguagem de Brunella é límpida e rapidamente acessível. Graças ao equilíbrio das tonalidades perfeitamente inseridas num sóbrio contexto gráfico, nada é confiado à casualidade, mas tudo é conduzido a uma serena harmonia, fruto de meditada interpretação.
Dando-lhe uma transfiguração de tons ligeiramente românticos, repleta de sugestões, às vezes, fortemente marcantes, a paisagem é profundamente sentida pela artista, que a filtra através do prisma de sua sensibilidade. O tema lhe permite demonstrar domínio técnico, confiado como é ao impulso original de uma vibração imediata e pura, quase encarnada.
Segura da paginação de suas paisagens e das tonalidades que usa, a artista confirma sua predileção pela cor luminosa surgida por uma instintiva necessidade que vai além da simples sugestão de uma "verdade natural" e tem, antes de tudo, a definição de um estilo. Suas paisagens marinhas, de modo particular, estão permeadas de uma evidente e nova poesia, enquanto suas estruturas de primeiro plano, bem definidas, deixam intactas harmoniosas atmosferas.
O componente humano e o natural constituem para Brunella uma indiscutível realidade. Exemplo disso é a obra Pescadores, doada ao Acervo Artístico do Parlamento paulista, na qual o recolher das redes pelos homens do mar acumula encantos e sensações.
A Artista
Brunella - pseudônimo artístico de Brunella Marchesini Favieri - nasceu em Salvador, Bahia, em 1952. Passou parte de sua infância e da adolescência no Rio de Janeiro, transferindo-se para São Paulo aos 14 anos.
Desde de muito jovem sentiu-se atraída pelas artes e pela moda. Aos 15 anos, foi contratada como modelo da Rhodia, onde trabalhou e participou dos desfiles coordernados por Lívio Rangan.
Entre 1971 e 1973, residiu na Itália, onde estudou pintura com Novella Parigini, em Roma, e a seguir com Liege, em São Paulo. Realizou diversas viagens de estudo pela Itália, Suíça, França e Inglaterra, visitando museus e ateliês de artistas.
Inicialmente pintora, tem se dedicado nos últimos anos também à escultura, pesquisando os mais diversos materiais para fundir suas peças. Possui obras em coleções particulares no Brasil e na Itália e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.
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