Fórum Parlamentar abordou os principais problemas da Região de Campinas


21/10/2003 17:48

Compartilhar:

Deputado Ary Fossen (à esquerda) e presidente Sidney Beraldo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/aryfossencampinas21out.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Ary Fossen

Na última segunda-feira, dia 20/10, a cidade de Campinas sediou mais uma edição do Fórum Parlamentar de Desenvolvimento Sustentado Regional, que contou com a inclusão de Jundiaí. O deputado Ary Fossen representou a região ao lado de Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa e do Fórum; Vanderlei Macris, líder do governo; Célia Leão; Renato Simões; Sebastião Arcanjo; Mauro Menuchi; Simão Pedro; do professor Carlos Brandão (que realizou os estudos sobre o Índice Paulista de Responsabilidade Social - IPRS); do secretário de Indústria e Comércio de Jundiaí, Jamil Giacomello; do secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; de Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp; do presidente da Câmara Municipal de Campinas, Carlos Francisco Sinhoreli; e do superintendente da Fundação Paula Souza, Marcos Monteiro.

Segundo Ary, o Fórum procura estimular o debate em torno dos problemas do desenvolvimento regional do Estado de São Paulo, tratando de obter subsídios a serem utilizados pela Assembléia Legislativa na discussão e tramitação do Plano Plurianual (PPA) 2004-2007. "É muito importante regionalizar o planejamento das políticas públicas Por isso, a importância do Fórum para a concretização do PPA", frisou.

Para Beraldo, ao tratar do potencial de cada região, são importantes os levantamentos socioeconômicos locais para o aproveitamento de possibilidades que, sem o seu concurso, poderiam permanecer desconhecidas.

O deputado Ary Fossen ressaltou, em seu discurso, a importância do transporte ferroviário e da construção de um hospital regional. "O transporte ferroviário facilitaria o deslocamento de cargas gerais e, principalmente, a escoação da produção da nossa região, a custos muito pequenos. Quanto à área de saúde, Jundiaí tem dado atendimento à região, mas a demanda é muito grande e acarreta uma alta despesa ao município. Precisamos de um hospital regional e estamos trabalhando para isso, assim como para a construção de um CDP tão logo seja liberada a verba suplementar do Governo Federal."

Concluindo o evento, Beraldo destacou os esforços empreendidos pelo governador Geraldo Alckmin em prol do desenvolvimento industrial, especialmente o projeto de se criar quinze pólos tecnológicos no Estado. Ary também lembrou a importância do chamado "Simples Tucano", projeto que corre no Congresso Nacional, tendo como objetivo submeter pequenas, médias e microempresas a um único imposto.

Após a exposição de todos os problemas, anotadas cada uma das reivindicações e sugestões, a reunião foi encerrada e selado o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento e bem-estar das cidades participantes, levando os problemas ao chefe do Executivo, o governador Geraldo Alckmin.

afossen@al.sp.gov.br

alesp