Partido Verde discute mudanças climáticas


05/03/2007 11:03

Compartilhar:

Deputado Padre Afonso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAFONSO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes do Partido Verde dos 39 municípios do Vale do Paraíba programaram reunião neste sábado, 3/3, em Caçapava, para debater as mudanças climáticas no planeta e seus impactos regionais. O encontro ocorre quatro dias depois da divulgação feita pelo Ministério do Meio Ambiente dos estudos sobre o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas brasileiros. O debate na escola do Grupo de Apoio ao Menor Trabalhador (GAMT), no Jardim Santo Antônio, próximo à antiga fábrica da Mafersa, tem como moderador o ambientalista Roberto Simão, da ONG Centro de Amigos da Natureza (Camin), e a coordenação do deputado estadual e líder do PV na Assembléia Legislativa, Padre Afonso Lobato.

Segundo o deputado, o debate é importante para reforçar o compromisso dos integrantes do PV com a filosofia do partido, além de levantar possíveis ações educativas para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservação e recuperação ambiental. "Cada comunidade, cada grupo de trabalho, lideranças políticas e cada pessoa tem de começar a agir para evitar uma grande calamidade e catástrofe ambiental", afirma. O deputado avalia a necessidade de o PV acompanhar com mais ênfase as discussões sobre energia alternativa e mecanismos de defesa das áreas verdes nacionais " como a Amazônia " e regionais " remanescentes de Mata Atlântica, parques e praças.

Padre Afonso também destacou a importância desse encontro regional do PV por se alinhar ao debate proposto pela Igreja Católica sobre o aquecimento global, lembrando que o foco da Campanha da Fraternidade deste ano, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é o lema "Amazônia e Fraternidade " Vida e Missão neste Chão". "Exerço meu segundo mandato de deputado estadual para ampliar ainda mais minha vocação sacerdotal em todo o Estado. Desta forma, pretendo envolver os membros do PV nessa importante tarefa da CNBB de sensibilizar as pessoas para a preservação e o uso sustentável das florestas", acrescentou o deputado.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp