Instalado o 91º assentamento da reforma agrária no Pontal


11/02/2009 16:29

Compartilhar:

O secretário Marrey instala o 19º assentamento em Teodoro Sampaio e o 91º no Pontal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/BRAGATO ASSENTAMENTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a inauguração, pelo secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, na quinta-feira, 5/2, do assentamento Santo Expedito em Teodoro Sampaio, chega a 91 o número de assentamentos da reforma agrária implantados pelo governo estadual nas cidades do Pontal do Paranapanema. A maioria se concentra em Teodoro Sampaio, com 19 assentamentos, e Mirante do Paranapanema, se estendendo para Euclides da Cunha, Rosana, Marabá Paulista, Caiuá e mais sete municípios da região.

No percurso, o secretário recebeu reivindicações para agilizar a implantação de novos assentamentos, como os acampados da fazenda Pena Branca em Mirante do Paranapanema. Marrey disse às famílias que o aguardavam às margens de uma rodovia que o processo encontra-se na fase da licença ambiental. Marrey disse ainda que está focado para que haja rapidez na legalização da instalação do assentamento.

No caso do Santo Expedito, cada uma das 29 famílias vai receber um lote de terra com 17 hectares onde podem trabalhar com a cultura agrícola, pecuária, avicultura, fruticultura, piscicultura, entre outras atividades.

Na entrega do termo de concessão de uso para as famílias beneficiadas com os terrenos, o secretário informou que a posse dos documentos os tornam legítimos proprietários, beneficiados pelo programa da reforma agrária estadual. O programa conta com a assistência de técnicos do Instituto de Terras do Estado (Itesp).

O deputado Mauro Bragato, que acompanha há vários anos o processo da reforma agrária no Pontal do Paranapanema, afirmou que a implantação do assentamento Santo Expedito foi um compromisso que o governo Serra cumpriu.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp