Delegacia da Mulher chega a Suzano neste ano


25/02/2008 10:11

Compartilhar:

Deputado Estevam Galvão (1º à dir.) acompanha visita do arquiteto Ronaldo Ocanã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM GALVAO DEL MULHER A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prédio da antiga cadeia pública que abrigará a Delegacia da Mulher de Suzano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM GALVAO DEL MULHER B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, se reuniu no dia 22/2 com o arquiteto da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Ocaña, e o delegado titular de Suzano, Wagner Lombizani, para iniciar o processo de reforma do prédio que abrigará a Delegacia da Mulher em Suzano.

Ao lado do democrata, Ronaldo visitou as instalações da cadeia pública da cidade, localizada atrás da Delegacia Central e hoje desativada. O espaço abrigará a Delegacia da Mulher. A unidade passará por uma ampla reforma, tanto na parte estrutural, hidráulica e elétrica, quanto nos equipamentos. O funcionário da secretaria confirmou a instalação da unidade ainda neste ano.

"Já tenho a planta do local e o projeto de reforma em mãos. O próximo passo será fazer o orçamento com base nos parâmetros da Secretaria da Segurança Pública para iniciar o projeto de reforma, com recursos que serão liberados através de emenda do deputado Estevam Galvão", explicou Ocaña.

O deputado lembra que os recursos já foram garantidos através de emenda parlamentar. Além disso, já foram realizadas audiências com o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão, para garantir agilidade na reforma e liberação dos valores.

"O secretário entendeu que a instalação da Delegacia da Mulher é oportuna, necessária e reflete os anseios da população. Este também é o pensamento do delegado titular de Suzano, Wagner Lombizani. Os recursos para a obra já estão garantidos", reforçou o líder do DEM.

Para o delegado titular de Suzano, a instalação da Delegacia da Mulher reflete um dos grandes anseios da população na área de segurança. Hoje, o Alto Tietê abriga apenas uma unidade em Mogi das Cruzes. "A Delegacia da Mulher em Suzano não beneficiará somente a população local, mas também moradores de todas as cidades vizinhas, que não têm fácil acesso ao serviço. Este é um dos grandes anseios do povo", afirmou.

Lombizani explica que a nova unidade abrigará três salas amplas, que serão utilizadas para o cartório, atendimento às vítimas de violência doméstica e espaço para a delegada da mulher, Vânia Penezi Hamad Back, que já presta atendimento na cidade por reivindicação do deputado Estevam. "Também faremos um trabalho em parceria com a Comissão de Mulheres Advogadas da OAB de Suzano e uma associação que já realiza este atendimento voluntário na cidade. O objetivo é humanizar o serviço, com estrutura e pessoas capacitadas. Além disso, o atendimento às pessoas vítimas de violência doméstica terá o respaldo da nossa equipe de investigação", adianta.

A luta do deputado Estevam pela instalação de uma Delegacia da Mulher para Suzano é antiga. Ainda no primeiro ano do mandato de deputado estadual, o democrata protocolou na Casa um projeto que autoriza o governo do Estado a criar o setor em Suzano. Para reforçar o pedido, uma indicação também foi feita, solicitando a prestação do serviço. Hoje, a instalação da Delegacia da Mulher já é realidade.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp