5º Mega Polo Cubatão


16/06/2010 16:38

Compartilhar:

Evento debate o futuro do pólo industrial da cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/LUCIANOBATISTAMEGAPOLO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luciano Batista (PSB) prestigiou na manhã desta terça-feira, 8/6, a abertura do 5º Mega Polo Cubatão 2010 " Fórum para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cubatão, realizado no Bloco Cultural do Paço Municipal. O evento discutiu os principais entraves que prejudicam as indústrias instaladas na região, como a empregabilidade e os gargalos logísticos nos acessos a Cubatão.

"Muitas empresas preferem trazer trabalhadores de outras regiões ao invés de utilizar os profissionais da Baixada", lembrou Luciano Batista. "Por isso, estamos investindo muito na qualificação de trabalhadores na Baixada".

No início do ano, o deputado garantiu 5,5 mil vagas na área de transportes no Programa Estadual de Qualificação (PEQ), viabilizando um convênio entre o Senat e o governo. No total, 900 vagas de capacitação foram destinadas à Baixada Santista.

No mês passado, Batista conquistou outro benefício na área, com a inauguração do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Vicente.

"As vagas no PEQ vão ajudar a capacitar trabalhadores que hoje estão fora do mercado e o PAT fará esse elo entre as pessoas em busca de empregos e as empresas que procuram profissionais".

Entre os principais problemas logísticos, os representantes das empresas citaram as dificuldades enfrentadas na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e no Viaduto Rubens Paiva, no Jardim Casqueiro, já sobrecarregados em função do tráfego intenso de caminhões.

"Trabalhei durante 15 anos na Cosipa, hoje Usiminas, e conheço bem esses problemas", lembra Batista. "Já negocio com o governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes, uma solução para o gargalo no Casqueiro e a construção de uma terceira faixa na Cônego Domênico Rangoni", completou o deputado.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp