Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Edinho Silva


21/01/2011 15:05

Compartilhar:

 Edinho Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/EdinhoSilvaFOTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edinho Silva - Sociólogo e professor, Edinho Silva (PT) graduou-se em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara e obteve o título de mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos. Foi office-boy, trabalhou em Araraquara no Escritório Paulista e na Distribuidora Andrade de Publicações. Foi operário na fábrica Meias Lupo e, em São Carlos, trabalhou como metalúrgico na extinta Clímax, hoje Eletrolux. Na década de 80 tornou-se atleta das categorias de base da Ferroviária.

Engajou-se nas pastorais da Igreja Católica, seguindo os passos da Teologia da Libertação. Orientou-se politicamente para o Partido dos Trabalhadores, no qual se filiou em 1985. Militante dedicado à construção do partido em Araraquara, elegeu-se presidente do Diretório Municipal em 1989. Em 1990 integrou a assessoria da bancada de deputados estaduais do PT, durante os trabalhos da Constituinte Estadual.

Foi eleito vereador em 1992 e 1996. Nas disputas para prefeitura de Araraquara venceu em 2000 e 2004. Em 2007 foi eleito presidente do PT do Estado de São Paulo, tendo sido reeleito em 2009 com mais de 90% dos votos dos filiados.

Como prefeito, destaca três marcas de seu governo: participação popular, inclusão social e cidade moderna. Instituiu mais de 80 projetos de inclusão social e articulou as áreas de saúde, educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Também participou da coordenação das campanhas eleitorais de Aloizio Mercadante e Dilma Rousseff em São Paulo. Como presidente do PT, percorreu cidades paulistas para debater um novo modelo de desenvolvimento no Estado que alie o crescimento econômico, sustentabilidade e inclusão social.

Edinho defende melhorias na Educação, Saúde e uma política inovadora na Segurança. Também quer debater alternativas para a juventude e uma política de desenvolvimento econômico sustentável adequada às características das diferentes regiões. Responsável pela introdução do Orçamento Participativo em Araraquara, Edinho quer defender a ampla participação popular também nas decisões do governo de São Paulo.

alesp