Comemoração da festa judaica de Chanucá


28/04/2009 16:59

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/GILMACICHANUCA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Algumas datas são comemoradas pelos judeus de todo o mundo, a festa de Chanucá ou a Festa das Luzes é uma delas. O Projeto de Lei 225/2009, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB), institui a comemoração à semana de Chanucá no Estado de São Paulo.

A Festa das Luzes acontece sempre no dia 25 do mês de Kislew do calendário judaico. No Brasil esta data corresponde aos meses de novembro ou dezembro. "Temos muitos judeus em São Paulo e precisamos valorizar essa data porque ela marca um período de lutas, mas também de vitórias para este povo", afirma Gilmaci Santos.

A palavra Chanucá significa inauguração. A celebração dura oito dias e lembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C), conquistado após anos de guerras. Os judeus contam que após a conquista do templo, um milagre aconteceu e apenas uma pequena quantia de azeite foi o suficiente para manter o candelabro aceso por oito dias e assim eles puderam fabricar mais azeite. A partir de então, os judeus comemoram o Chanucá. Em 2009, o Chanucá será comemorado de 12 a 19 de dezembro.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp