Membros da Comissão de Saúde visitarão hospitais do Alto Tietê


14/06/2011 21:13

Compartilhar:

Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComSaudeMAC04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComSaudeMAC06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde, reunida nesta terça-feira, 14/6, aprovou requerimento do deputado José Candido (PT), que propõe a visita da comissão às maternidades da região do Alto Tietê, em especial, a maternidade do hospital regional Dr. Osiris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, onde há denúncia da morte de três recém-nascidos na UTI neonatal. Luiz Carlos Gondim (PPS) defendeu a proposta e citou fato similar ocorrido na Santa Casa de Suzano.

As deputadas Analice Fernandes (PSDB) e Heroilma Soares (PTB) questionaram o pedido, alegando que não estava clara a finalidade da visita, se à maternidades ou à UTI neonatal. Heroilma considerou importante que os membros se desloquem também até Suzano, justificando que "muito do que os jornais publicaram, não aconteceu na Santa Casa de Suzano".

Os parlamentares decidiram por unanimidade focar as visitas na UTI neonatal e Gerson Bittencourt (PT) ressaltou que parte da comissão estará na próxima sexta-feira, 17/6, em Suzano. Por esse motivo, sugeriu que a visita a Ferraz de Vasconcelos seja feita na mesma data. Milton Vieira (DEM) concordou com Bittencourt e propôs a criação de uma frente parlamentar para verificar as denúncias referentes a esses hospitais: "Não adianta ficar aqui só discutindo, precisamos ir lá para resolver os problemas aqui", opinou Vieira.

Presidida por Marcos Martins (PT), a reunião também aprovou sete projetos de lei: PL 551/2008, de Gilmaci Santos (PRB), que cria a Semana do Check-Up Juvenil; PL 9/2009, de Carlos Neder, que torna obrigatória a utilização do símbolo oficial do SUS nas unidades da rede estadual; PL 630/2008, de Paulo Alexandre Barbosa, que institui o Sistema Estadual de Coleta Móvel de Sangue; PL 1.227/2009, da deputada Beth Sahão, que obriga hospitais públicos e privados do Estado a instalarem em suas unidades geradores de energia elétrica dotados de sistema automático de acionamento; PL 154/2010, de João Barbosa, que obriga as instituições bancárias do Estado a imprimir mensagens sobre malefícios resultantes das drogas em talões de cheque por elas fornecidos; PL 569/2010, de André Soares (DEM), que dispõe sobre condições sanitárias para os banheiros públicos instalados no Estado; e PL 724/2010, de Fausto Figueira, que institui no calendário oficial a Semana Estadual de Prevenção ao Glaucoma.

Também estiveram presentes os deputados Itamar Borges (PMDB), Marco Aurélio (PT), Carlos Bezerra e Celso Giglio (PSDB), Ulysses Tassinari (PV) e Edinho Silva (PT). (ot)

alesp