Saúde aprova detecção precoce do câncer uterino


17/06/2008 17:16

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Saúde e Higiene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/COM SAUDEGERAL_384ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Diogo preside os trabalhos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/COM SAUDE dep diogo ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Uebe Rezeck <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/COM SAUDE dep ube rezeck le relatorio ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde e Higiene reuniu-se na tarde desta terça-feira, 17/6, sob a presidência do deputado Adriano Diogo (PT), e aprovou diversos projetos, entre eles o PL 89/2008, da deputada Analice Fernandes (PSDB), que inclui o teste de Schiller nos exames de papanicolau realizados pela rede estadual de saúde. O exame permite a prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino.

Também foram aprovados o PL 431/2007, do deputado Roberto Felício (PT), que obriga o Poder Executivo a proceder à distribuição gratuita de medicamentos para tratamento aos portadores de artrose, artrite reumatóide e enfermidades relacionadas; e os PLs 500/2007 e 1.443/2007, do deputado Valdomiro Lopes (PSB), que impedem o corte de energia elétrica em residências que possuam aparelhos médicos necessários à manutenção da vida.

A comissão aprovou ainda o envio de ofício ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para que preste diversas informações sobre o Hospital Infantil Darcy Vargas, solicitado pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS).

O presidente Adriano Diogo comunicou a todos os membros que, na seqüência, a comissão realizaria reunião conjunta com a Comissão do Iamspe, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB). Na reunião, o deputado Uebe Rezeck (PMDB) leria o relatório que trata da situação dos aposentados do Iamspe e do HC, demitidos em razão de decisão do Ministério Público. Ele ainda convidou todos os deputados a participarem de reunião com o procurador geral do Estado, Marcos Nusdeo, no dia 20/6, às 14h, com a finalidade de discutir o assunto.

alesp