Guaratinguetá quer virar estância turística religiosa


07/04/2009 20:28

Compartilhar:

Enio Tatto e Carlinhos Almeida com autoridades de Guaratinguetá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/guara2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma comitiva de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, esteve no gabinete da 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 7/4, em busca de apoio para transformar a cidade, com cerca de 115 mil habitantes, em estância turística religiosa. A comitiva informou que das 67 cidades paulistas classificadas por lei como estâncias (balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas), 63 assinaram documento declarando não se opor ao pedido.

O 1º secretário da Assembleia, Carlinhos Almeida (PT), e os deputados Ênio Tatto (PT) e Afonso Lobato (PV), que recepcionaram a comitiva, informaram que enviarão ofício ao governador José Serra para sensibilizá-lo quanto ao pedido de Guaratinguetá. Segundo Carlinhos Almeida, há vários projetos de lei que visam transformar cidades em estância, todos parados por falta de parecer do Departamento de Apoio às Estâncias (DADE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento. "Para votarmos, o governador tem que determinar ao DADE que emita o parecer", acrescentou Ênio Tatto.

O prefeito de Guaratinguetá, Júnior Filippo, entregou aos deputados ofício assinado por dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida. Dom Raymundo informa que 80 mil pessoas visitam anualmente a cidade, onde nasceu Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. "É um argumento muito forte e creio que o governador vai levá-lo em conta", observou Carlinhos Almeida.

Além do prefeito, integraram a comitiva o vice-prefeito Miguel Sampaio, o secretário de Turismo Nelson Baracho, o ex-prefeito Nelson Mathidios, o padre Reginaldo Trindade, da Paróquia da Igreja Frei Galvão, Thereza Maia, diretora do Museu e da Casa Frei Galvão e vereadores de Guaratinguetá.



carlinhos@carlinhos.org

alesp