Restauração da Catedral de Santo Amaro


10/03/2008 18:05

Compartilhar:

Dom Fernando e Munhoz conversam sobre restauração da catedral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MUNHOZ CATEDRAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na quarta-feira, 5/3, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Barros Munhoz (PSDB), esteve na Catedral de Santo Amaro para o lançamento da pedra fundamental da recuperação e restauração daquele templo.

O dispo da diocese de Santo Amaro, dom Fernando Figueiredo, fez questão de agradecer ao deputado, que, como membro de uma associação, vai ajudar a levantar os recursos necessários para a reforma da igreja. "Agradeço o empenho do Barros (Munhoz) desde quando aqui era sub-prefeito", disse o prelado . "Ele muito colaborou e agora colabora com esta associação dos homens de bem para recuperação da nossa igreja matriz."

Munhoz ressaltou que "feliz é o povo que mantém suas tradições, só assim ele consegue manter viva sua história".

Fechada há alguns meses por problemas estruturais, a Catedral de Santo Amaro foi a segunda igreja do Estado de São Paulo a ser fundada e sua história se mescla com a história da Capital. A edificação vem sofrendo ação de desgaste do tempo desde sua construção, em 1833.

Com os esforços das autoridades políticas, juntamente com a diocese e a iniciativa privada, a reforma estrutural do telhado e a recuperação de seus inúmeros afrescos, escondidos pelo tempo, serão efetuadas. Segundo Munhoz, trata-se de um resgate da identidade de Santo Amaro e faz parte de um grande projeto de recuperação do eixo histórico do bairro e revitalização do largo Treze de Maio.



barrosmunhoz@al.sp.gov.br

alesp