Músico pede apoio à Vintena Brasileira


16/10/2009 18:14

Compartilhar:

Hamilton Pereira e Marcelo Bugre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/HAMILTONMUSICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sacerdócio foi a palavra encontrada pelo deputado Hamilton Pereira (PT) para classificar a dedicação de 23 músicos de cinco municípios paulistas, que compõem a Vintena Brasileira, e reúnem-se todas as quartas-feiras no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região para ensaiar. O parlamentar recebeu nesta sexta-feira, 16/10, em Sorocaba, o produtor musical, Marcelo Bugre, que é um dos quatro guitarristas do grupo.

"Nós pagamos para tocar", afirmou Marcelo, explicando que o grupo se cotiza para financiar o deslocamento dos músicos. "Fazemos isso por amor à arte, porque é uma oportunidade única de poder trabalhar ao lado de André Marques", completou.

André Marques, filho do músico, arranjador e compositor Natan Marques, começou a estudar piano erudito aos 11 anos, passando para o piano popular, e iniciando a vida profissional em 1992. Em 1994, ingressou para o grupo de Hermeto Pascoal, com quem toca até hoje. O pianista, que é professor no Conservatório de Tatuí, compõe todas as músicas do grupo, que lançou seu primeiro cd, De Baque às Avessas, em junho deste ano.

A Vintena Brasileira surgiu em 2003, em Tatuí, de uma oficina de música brasileira. Através de um patrocínio da Petrobrás, conquistado em 2006, realizou uma turnê pelo interior do Estado. Já o CD, lançado com 12 músicas, foi viabilizado através de recursos públicos da prefeitura de Sorocaba, conquistados através da Lei de Incentivo à Cultura (Linc).

Hamilton Pereira, que teve a oportunidade de prestigiar o ensaio da Vintena na sede do sindicato, em 14/10, dispôs-se a colaborar na busca de incentivo. "Não temos dúvida do alto valor do trabalho produzido por vocês e vamos nos dedicar para que o mesmo possa ser acessado pelo maior número de pessoas possível", afirmou.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp