Deputados eleitos


01/12/2010 19:17

Compartilhar:

Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/Dep Davi Zaia (3).JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Davi Zaia

São Paulo, Campinas, São Vicente e Cordeirópolis



Natural de Cordeirópolis, São Paulo, o bancário Davi Zaia (PPS) é formado em Filosofia, pela PUC Campinas. Foi dirigente sindical, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Eleito para o segundo mandato, atua nos segmentos do cooperativismo, citricultura, meio ambiente, carga tributária e o mundo do trabalho.

Como na eleição anterior, recebeu votos em centenas de municípios do Estado, com concentração em São Paulo, Campinas, São Vicente e Cordeirópolis. No geral, Zaia teve quase 14 mil votos a mais do que na eleição passada.

Zaia tem três projetos prontos para serem votados. Um deles prevê a devolução do crédito a ser abatido do IPVA pelo programa da Nota Fiscal Paulista, em caso de sinistro que resulte na perda total, furto ou roubo do veículo; o segundo inclui o suco de fruta natural na merenda escolar; e o terceiro isenta de pedágio os ônibus intermunicipais de transporte coletivo escolar.

Foram aprovados os seguintes projetos de sua autoria: inclusão no calendário oficial do Estado da Semana da Arborização Voluntária, para conscientizar a população da necessidade de arborizar os municípios do Estado; e poder ao Estado para fiscalizar e proibir a comercialização de óleo diesel combustível com mais de 20 ppm (partes por milhão) de enxofre (os atuais combustíveis contém de 500 ppm a 2 mil ppm, de acordo com o município em que é comercializado). Entretanto, este PL foi vetado pelo governo estadual.

Muito da atuação política de Davi Zaia esteve direcionada ao movimento sindical, em particular à categoria bancária à qual pertence. Zaia foi presidente por três vezes do Sindicato dos Bancários de Campinas, é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, vice-presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores e presidente regional do PPS.

alesp