Jovens deputados chegam à Assembléia


13/11/2003 22:06

Compartilhar:

Início da recepção aos deputados-jovens 2003<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/parljovb131103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação dos deputados-jovens 2003<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/parlajov131103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Maria Lúcia Amary, Ricardo Castilho, Célia Leão, Analice Fernandes, Sidney Beraldo e Aldo Demarchi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ParlaJovem1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Os deputados que participam da 5ª edição do Parlamento Jovem chegaram ao Hall Monumental da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira, 13/11, por volta das 14h, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Sidney Beraldo (PSDB), pelo 1º secretário Emidio de Souza (PT) e pelos deputados Célia Leão, Vaz de Lima, Maria Lúcia Amary, Analice Fernandes, do PSDB, Ricardo Castilho (PV), Maria Lúcia Prandi, Marcelo Cândido (PT), Edson Gomes, Aldo Demarchi (PFL) e Waldir Agnello (PTB).

O presidente Sidney Beraldo agradeceu o empenho dos professores que contribuíram para que as escolas, em parceria com a Assembléia, pudessem trazer ao Legislativo paulista 94 deputados jovens, numa iniciativa da Mesa Diretora que surgiu a partir de proposta da deputada Célia Leão (PSDB) e do ex-deputado César Callegari (PSB).

"Todos os que estão aqui deram um grande passo ao se candidatarem a um mandato de deputado jovem. Essa atitude precisa de coragem, a mesma que tem o homem público quando coloca seus ideais para apreciação e julgamento da sociedade", afirmou Beraldo. Segundo o presidente, a democracia na política contemporânea foi alcançada com muita luta, após longo período em que o povo não tinha a liberdade de escolher seus governantes. "Os jovens presentes aqui perceberam a importância da política, que faz parte de nossas vidas desde o momento em que acordamos e abrimos uma torneira. A água que consumimos chega até nós porque existe uma política pública de recursos hídricos."

Beraldo lembrou que, neste ano, o Parlamento Jovem teve um número recorde de candidatos inscritos, com um presença marcante de meninas. "O crescimento da presença feminina na política representa um avanço social." De acordo com o presidente, os jovens também estão preocupados com a Educação. "Dos projetos apresentados pelos deputados jovens, todos de bom conteúdo, a maioria está voltada para esse tema."

Experiência democrática

O 1.º secretário destacou o porte das tarefas do Parlamento paulista que, segundo ele, representa um Estado grandioso. "Os deputados de São Paulo precisam freqüentemente encontrar meios para que o Estado se desenvolva de forma permanente e sustentável", disse Emidio de Souza, na expectativa de que os jovens divulguem a experiência democrática vivida aqui. "Sem a participação da juventude não há democracia, e sem ela não há progresso."

"É importante também que todos saibam que democracia se aprende na prática e, para isso, vocês estão aqui", afirmou a deputada Prandi, afirmando que muitas propostas feitas pelos jovens poderão ser aproveitadas para a elaboração de projetos de lei, e ressaltou, ainda, a participação dos professores no processo de capacitação dos deputados jovens.

Para Demarchi, os jovens vão aprender qual é o papel do Parlamento e sentir a responsabilidade de apresentar sugestões que podem se transformar em legislação. Marcelo Cândido lembrou que o paulista é o maior parlamento do país e que todas as políticas públicas passam pelo debate legislativo. "Tomara que possamos canalizar para a Assembléia os ideais dos jovens."

Segundo Edson Gomes, democracia é a presença dos jovens na Assembléia de forma a acompanhar o trabalho feito pelos deputados.

Célia Leão lembrou que a juventude é sinônimo de esperança de um futuro melhor e falou sobre a importância de um mandato. "Quando um deputado é empossado ele assume vários compromissos ligados à vida pública e, principalmente, o de representar o povo que nele depositou um voto de confiança."

Ao final da cerimônia, os deputados-jovens acompanharam a apresentação do Grupo Instrumental da Universidade Livre de Música, que executaram, sob a regência de Valéria Ruiz, obras diversas da MPB.

alesp