Líder da comunidade muçulmana de São Paulo visita Assembléia


13/06/2007 18:04

Compartilhar:

Mohammad Moughraby e Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/xeique MAU_0056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mohammad Moughraby, Vaz de Lima e Said Mourad <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/xeique vaz said MAU_0026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Para o presidente Vaz de Lima, a religião torna mais fácil o diálogo com povos de língua e cultura diferentes.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/xeique MAU_0015.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Líder da comunidade muçulmana de São Paulo visita Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/xeique vaz said MAU_0010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia, Vaz de Lima, e o deputado Said Mourad (PSC) receberam Mohammad Moughraby, diretor e xeque do Centro Islâmico do Brasil.

Todas sextas-feiras, por volta de 12h, conforme manda a tradição da religião islâmica, muçulmanos comparecem à tradicional reza da semana, no templo islâmico inaugurado em 1955, pela Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM).

A visita deveu-se à necessidade de estreitamento de laços com as autoridades locais, conforme anunciou Moughraby, informando também que vai ser construído um complexo de 30 mil metros quadrados em São Paulo, para difusão de sua cultura e religião.

Os grandes objetivos de sua missão são aproximar as duas culturas e mostrar aos brasileiros a verdadeira face do islã (do árabe: paz), com transparência e simplicidade. Moughraby busca identificar o meio mais adequado para cumprir seus objetivos, desfazendo a imagem do "muçulmano praticante de terrorismo e de outras inverdades, como veiculado pela mídia global". Ele está reivindicando a concessão para funcionamento de uma estação de rádio ou de um canal de televisão voltado à comunidade muçulmana.

Vaz de Lima declarou que se interessa muito pela cultura de outros povos, tendo visitado mesquitas em sua viagem pela Europa. Para o presidente, a religião torna mais fácil o diálogo com povos de língua e cultura diferentes. No final do encontro, Vaz foi presenteado com um exemplar do alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, traduzido para o português, além de uma masbhaa, semelhante a um terço cristão. Retribuiu o presente com uma pequena prancha envidraçada contendo exemplares de produtos nacionais, como canela, café, feijão, urucum e soja.

Moughraby é casado com uma brasileira, considera o Brasil um país magnífico e acolhedor. Nasceu no Líbano e está no Brasil há cinco meses. Estudou teologia e veio comandar e organizar a comunidade islâmica neste país. Informações dão conta de que o Brasil tem atualmente a maior comunidade árabe fora do Oriente Médio e da Arábia Saudita, estimada em cerca de 10 milhões de pessoas, sendo um milhão de muçulmanos.

alesp