Moradores fazem ato pela despoluição do Tietê


07/10/2009 16:18

Compartilhar:

Donisete cumprimenta participante do movimento em defesa do Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/DONISETEBRAGATIETE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No sábado, 3/10, o deputado Donisete Braga (PT) juntou-se a moradores da Região Metropolitana de São Paulo e participou do ato em defesa do rio Tietê, realizado debaixo da Ponte de Cumbica, que fica entre a capital e Guarulhos. Centenas de pessoas estavam lá para exigir do governo do Estado mais ação pela despoluição do rio, que recebe uma grande carga de esgoto não tratado, segundo o parlamentar, fruto de falta de investimento da principal companhia estadual de saneamento, a Sabesp.

No período da tarde, houve celebração interreligiosa pela "Irmã Água e Defesa da Ecologia" e ato político. Para o deputado Donisete Braga, que é membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia, é preciso que a administração pública dê mais atenção ao setor. Ele também defende a criação da Região Metropolitana da São Paulo, com instrumentos de planejamento e gestão para a solução de problemas comuns dos 39 municípios, como é o caso da coleta e tratamento do esgoto.

O rio Tietê atravessa todo o Estado de São Paulo, e é um dos mais conhecidos. Ele nasce limpo na cidade de Salesópolis, distante apenas 22 quilômetros do litoral paulista. Por causa da Serra do Mar, ele se toma um caminho mais longo e parte para o interior do Estado desaguando no rio Paraná. É quando passa pela Região Metropolitana de São Paulo que o Tietê recebe a maior carga de poluição.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp