Saúde pública e assistência social em Franca precisam de recursos orçamentários

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Franca
26/08/2011 20:45

Compartilhar:

Donisete  Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FRANCA2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FRANCA8.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa de trabalhos da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FRANCA4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cidadãos fazem  reivindicações distintas durante audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FRANCA6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FRANCA1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FRANCA5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reforma do aeroporto também foi uma das solicitações feitas na audiência pública da CFOP



O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), Mauro Bragato (PSDB), abriu os trabalhos da audiência pública das regiões de Franca e São Joaquim da Barra, na Câmara de Franca, nesta sexta-feira, 26/8. Ele explicou que a peça orçamentária chega à Assembleia Legislativa até o final de setembro e as sugestões de emendas que a população pode apresentar durante os debates abertos, e também por meio do portal do Legislativo, são fundamentais para aprimorar o texto do Orçamento 2012.

Para o vereador de Franca Silas Cuba (PT), importantes para Franca são as seguintes demandas: revitalização dos prédios da CDHU, bem como do aeroporto local; e recursos para a Santa Casa. O deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB/SP) solicitou verbas para entidades sociais de Franca. Internacionalizar o aeroporto, para o deputado federal, é importante para alavancar a indústria calçadista de Franca, uma vez que facilitaria a exportação de produtos.

Paulo Afonso Ribeiro (PT), vereador de Franca, pediu a duplicação de trecho de quatro quilômetros urbanos da via que segue até São José da Bela Vista. Recursos específicos para cirurgias eletivas foram outra solicitação do vereador.

Olimpio Gomes (PDT) tem comparecido às audiências da CFOP. O deputado afirmou que as audiências apresentam aos parlamentares uma radiografia das regiões do Estado. "Quando se vai a campo se tem a realidade em relação às necessidades regionais." Gomes ainda chamou atenção para as questões que envolvem o funcionalismo estadual, como cumprimento da data-base, financiamento do Iamspe e reajuste salarial.

Coordenador da Frente de Enfrentamento ao Crack, Donisete Braga (PT) tem acompanhado todas as audiências da CFOP com o objetivo de verificar nos municípios os dados referentes ao avanço da droga no interior do Estado. Dos 23 municípios da região de Franca, 19 responderam questionário da frente quanto ao número de dependentes e ações municipais de combate ao crack. "Em breve, estaremos apresentando um mapeamento do avanço do crack no Estado."

Secretário de Ação Social em Franca, Roberto Rocha afirmou que a área social deveria ser tratada pelo Estado com política pública específica. Seus pedidos foram: casa de passagem para adolescentes, unidade do Bom Prato e centro de referência para a mulher.



Música e agricultura



A audiência de Franca contou também com a participação de cidadãos que fizeram reivindicações distintas. Na área de cultura, foi solicitada uma escola de música para Franca, como alternativa de lazer aos jovens, para minimizar a violência. Há na cidade o programa Brincando com a Música, para o qual foi solicitada a doação de um terreno, que possibilitará a ampliação do projeto.

A reforma do aeroporto e do fórum de Franca foi outra reivindicação reforçada pelos manifestantes, que ainda lembraram a presença cada vez maior de crianças em estado de abandono nas ruas, muitas vezes usuárias de drogas, cuja solução estaria em uma política pública voltada aos jovens.

Um centro de convenções com porte para cerca de mil pessoas foi também pleiteado como forma de incentivar o desenvolvimento de Franca.

O segmento da agricultura esteve representado. As reivindicações para o setor foram aumento da dotação da pasta de Agricultura e contratação de técnicos para as casas de agricultura.

O trabalho da comissão prossegue ainda nesta sexta-feira, a partir das 18h, na Câmara de Ribeirão Preto, e na segunda-feira, 29/8, na Câmara de Registro, com a finalidade de ouvir as demandas de ambas as regiões.

alesp