Saúde poderá contratar intérpretes da língua de sinais


18/10/2007 12:12

Compartilhar:

Agnello propõe contratação de intérpretes da Lei Brasileira de Sinais na área da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AGNELLO LIBRAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Diário Oficial publicou, em 2 de outubro último, o Projeto de lei nº 1176/2007, de autoria do deputado Waldir Agnello (PTB), que dispõe sobre a inclusão, na rede pública de saúde, de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a linguagem dos surdos.

O objetivo da proposta é aperfeiçoar o atendimento dado aos portadores de deficiência auditiva quando procuram um médico, estabelecendo uma comunicação mais eficiente entre médico e paciente, em benefício do diagnóstico e tratamento acertados. Com a aprovação de seu projeto, acredita o parlamentar, o Legislativo paulista contribui para aprimorar a inclusão social no Estado.

Ao justificar a apresentação do projeto de lei, Agnello relata que os portadores da deficiência não conseguem se comunicar com o médico, nem relatar seu problema, ocasionando, muitas vezes, consultas conturbadas e infrutíferas. Ele cita o artigo 23 da Constituição Federal que dispõe ser da competência comum de todos os entes federados a função de cuidar da saúde e assistência pública.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp