Aprovado projeto de auxílio a institutos históricos e geográficos
A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira, 7/10, o Projeto de Lei 313/2008, do deputado João Mellão Neto (DEM), que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro aos institutos históricos e geográficos.
"Os institutos estaduais sobrevivem, na maioria das vezes, apoiados no trabalho voluntário, sem auxílio do poder público", observou Mellão. "E eles merecem " a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que conta com o auxílio financeiro da União " receber subvenções regulares para que continuem a realizar o importante trabalho de pesquisa e arquivo de documentos que reconstroem a história do nosso Estado."
O projeto prevê que o auxílio financeiro estadual se destine a instituições culturais de preservação da memória histórica e geográfica estadual " geralmente designadas como Instituto Histórico e Geográfico ", conforme autorização prevista pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e dentro dos limites das dotações do Orçamento anual.
O objetivo da iniciativa é amparar e estimular o trabalho dessas entidades civis que guardam tradições, arquivam documentos históricos, conservam bibliotecas especializadas, cartas geográficas, coleções etnográficas e antropológicas, entre outros documentos. Para receber recursos, a entidade de caráter privado e sem fins lucrativos deverá ter registro de fundação ou associação civil e ser declarada como de utilidade pública
O projeto ainda deve ser submetido à apreciação do governador José Serra.
jmellao@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações