Comissão de Infraestrutura promove audiência pública em São João da Boa Vista

Objetivo foi conhecer o cronograma da Comgás para atender os 22 municípios da região
28/11/2011 22:24

Compartilhar:

Simão Pedro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERASimaoPedro.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERAPublico.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flávia Gonçalvez Samaroni e Roberto Yoshio Kawamani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERAFlaviaSamaroniTobertoYoshio.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado, Simão Pedro e Nelson Nicolau<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERAZicoSimaoeNelsonNicolau.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Yoshio Kawamani, José Zico Prado, Simão Pedro e Nelson Nicolau<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERARobertoYoshioZicoSimaoeNelsonNicolau.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nelson Nicolau, prefeito de São João da Boa Vista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERANelsonNicolauPrefSJBV.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Yoshio Kawamani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERARobertoYoshio.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado e Simão Pedro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/GAZVERAJoseZicoSimao Pedro.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se no município de São João da Boa Vista, em 28/11, reunião extraordinária da Comissão de Infraestrutura, que coordenou uma audiência pública para debater a extensão da rede de gás natural para a região Mogiana. Presidida pelo deputado José Zico Prado (PT), presidente da comissão, a reunião efetivou-se por solicitação do deputado Simão Pedro (PT). Compareceram ainda representantes da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), do comércio e indústria e autoridades da região " que congrega 22 municípios ", além do prefeito da cidade, Nelson Nicolau.

Lembrando a razão da realização da audiência pública no local, José Zico explicou que cabe à comissão que preside opinar sobre proposições e assuntos relativos a saneamento, abastecimento de água, serviços e obras públicas, concessão de uso de bens públicos, energia elétrica e de outras fontes, bem como sobre a organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins.

Simão ressaltou o potencial de desenvolvimento da região, que já produz laranja e leite e passou a atrair também a cultura de cana. Contando com um comércio ativo e um razoável parque industrial, a localidade conta com um bom potencial turístico por sua proximidade com Circuito das Águas. Ainda segundo o parlamentar, o gás se encontra nas redondezas: suas terras são cortadas pelo gasoduto que conduz o combustível vindo da Bolívia. E o processo de desenvolvimento poderá, de forma sustentável, ser acelerado com a vinda do gás, uma energia mais barata, limpa e ambientalmente correta.



Cronograma da extensão



A Comgás, concessionária que opera na área, foi convidada a apresentar o cronograma da extensão das linhas do produto. Segundo os representantes da empresa Flávia Gonçalvez Samaroni e Roberto Yoshio Kawamani, a Comgás, que trabalha com planos quinquenais e já atende 70 cidades na região, a distribuição será estendida a São João e à vizinha Aguaí neste quinquênio, que vai de 2009 a 2014.

Ao serem indagados pelo público presente sobre quem será abrangido pelo fornecimento do gás, os representantes da concessionária informaram que primeiro está previsto o atendimento às empresas, que depois será estendido aos outros usuários. Indagado sobre a extensão dos serviços a municípios dos arredores, Kawamani se propôs a estudar o potencial da área para eventual contemplação com o combustível.

Nelson Nicolau pontuou que a região é integrada por cidades próximas que vivem em interpendência. Por isso, ao falar de desenvolvimento, é melhor que se trabalhe para que seja integrado, pois ações conjuntas vão impulsionar a um desenvolvimento simultâneo de toda a região.

Ao final do encontro, Simão, falando das atividades em curso no país, observou: "Tivemos a sorte e a competência de aproveitar nossos recursos naturais, o que inclui o aproveitamento do gás, que é uma fonte de energia eficiente, limpa e barata, de forma a implementar o exercício do desenvolvimento de modo sustentável".

José Zico encerrou a sessão considerando atendidos os objetivos da reunião, uma vez que as demandas locais foram apresentadas, bem como foram respondidos todos os questionamentos, principalmente sobre o cronograma da implementação regional do gás.

alesp