São José do Rio Preto é uma das melhores cidades para se morar


09/11/2011 11:16

Compartilhar:

Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/SEBSTIAOsantosIFDMx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) comemorou a classificação de São José do Rio Preto no ranking das cidades mais desenvolvidas do Brasil, divulgado na segunda-feira, 7/11, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município da região noroeste paulista está na quinta colocação entre as melhores cidades do país para se morar, atrás apenas de outros quatro municípios do Estado de São Paulo. Os dados são referentes ao ano de 2009.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) avalia três principais áreas: emprego e renda, educação e saúde. Rio Preto registrou índice 0,9202 superou em todas as avaliações a média estadual, que foi de 0,8796 (o índice varia de 0 a 1). O melhor desempenho do município foi na educação, com resultado de 0,9546. Apesar de ter permanecido praticamente estável em relação a 2008, a saúde em Rio Preto teve avaliação 0,9356, podendo evoluir ainda mais.

O deputado acredita que investimentos em saneamento básico e infraestrutura, principalmente nos loteamentos em fase de regularização, podem melhorar o desempenho de Rio Preto na saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as populações que têm acesso a água potável com qualidade e saneamento adoecem menos e têm uma vida mais produtiva. "Os benefícios podem ser de até 34 vezes o valor investido em saneamento básico e infraestrutura", informou Sebastião Santos.



sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp