Frente de Mineração estuda proposta de reconstrução da imagem


28/11/2007 10:19

Compartilhar:

Deputado João Caramez, coordenador da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ FRENTE MINERACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), recebeu na reunião de terça-feira, 28/11, o relatório preliminar do grupo encarregado de propor uma política de Comunicação que ajude a construir uma imagem positiva do setor.

As propostas incluem 20 pontos, dentre os quais, a necessidade de as mineradoras estabelecerem um relacionamento positivo com o entorno onde operam, valorizando o trabalhador e suas famílias; buscar um relacionamento mais estreito, inclusive com a celebração de convênios, com Secretarias de Estado, universidades, escolas, professores e estudantes; criação de um Código de Ética para o setor e de um Selo Verde para as empresas que cumprem todas as exigências da legislação ambiental.

As recomendações foram sintetizadas em dois pontos: a formação de um Grupo de Trabalho para implementar as ações propostas e a criação, no âmbito do Comin, de um Programa Permanente de Imagem da Mineração.

A Frente aprovou sugestão para apresentar um relatório provisório de suas propostas durante a reunião do Sindicato das Industrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia) programada para janeiro no Vale do Ribeira. Uma segunda apresentação foi agendada para a cidade de Santa Gertrudes, na sede da Associação Paulista de Cerâmicas de Revestimento (Aspacer).

A próxima reunião da Frente está marcada para 6/12, às 10 horas, e será dedicada à preparação da proposta de criação do Órgão Gestor da Mineração, a ser apresentada à secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, em audiência agendada para o próximo dia 14.

O deputado Caramez informou também que tem reunião agendada com o presidente da AES-Eletropaulo para tratar do aproveitamento de jazidas em áreas de hidrelétricas.

lcaramez@al.sp.gov.br

alesp