Museu de Arte - T.C. Carneiro representa momentos do cotidiano tendo como temática principal o ser humano
A consciência das dificuldades de comunicação entre os seres humanos gerou na escultora T.C. Carneiro a necessidade de se exprimir plasmando a argila, seu sentimento, seu pensar e sua insatisfação interior.
Criar da forma de argila ou da pedra, dar corpo a imagens, não se consegue sem pesquisa, trabalho e talento. Alguns escultores dão maior importância ao espaço e ao local em que a obra será colocada bem como a atmosfera que a circundará. Outros esculpem o vazio e suas formas. Outros, ainda, pensam que todas essas coisas não têm razão de se mesclarem à escultura.
Entretanto, existe a presença da tradição que faz com que a visão do artista seja condicionada por suas origens. Assim é a escultora T.C. Carneiro. Evidentemente nenhum ser humano pode permanecer indiferente frente a tanta destruição produzida pela natureza desencadeada e pelo homem que deseja usurpar o lugar do Criador.
Plenitude das formas, sensualidade levada ao máximo, carregada de orvalho como os brotos na primavera, é a primeira imagem que se oferece ao olhar de T.C. Carneiro.
Em obras recentemente criadas, após um período de meditação, estão representadas diversas fases evolutivas conceituais e técnicas onde a escultora gravou a problemática do momento, a expressão de uma temática de fundo: o ser humano.
Artista refinada que é, T.C. Carneiro traduz na matéria sua calorosa e humana espontaneidade e a transforma numa realidade lírica e poética. Na obra "Juntando as mãos", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista representa momentos do cotidiano, onde se pode juntar as mãos para um objetivo comum, sonhar um sonho possível e devanear por caminhos já percorridos ou, quem sabe, alguns ainda a percorrer.
A Artista
T.C. Carneiro, pseudônimo artístico de Teresa Cristina Carneiro, nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1954. Reside em São Paulo desde 1987. Escultora, pintora e fotógrafa, graduou-se inicialmente em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, após prestar concurso foi nomeada Auditora Fiscal Federal do INSS.
Desde muito jovem interessou-se pelas artes plásticas pintando telas a óleo, dentro de uma linha impressionista. Apaixonada pela fotografia aproveitou de suas viagens de estudo e observação pelo Velho Mundo para fotografar as esculturas dos grandes mestres, principalmente na Grécia e na Itália. Bernini, Rodin e Michelangelo mereceram sempre sua atenção, estudos e pesquisas, sobretudo nos Museus de Roma, Paris, Florença e Atenas.
No início da década de 80, começou um curso de pintura com o professor Miguel Lopez, em São Paulo e continuou com o professor Vitorino nos anos 1999 e 2000. Seguiu, ainda em 2003, um curso de desenho e interpretação da figura humana com o conhecido professor Philip Hallawell. Recentemente participou de curso sobre pintura realista, ministrado pelo artista plástico e professor Maurício Takiguthi.
Desde 2004 iniciou um curso de escultura com o professor Israel Kislansky, apreendendo a moldar em argila para depois fundir em bronze e resina de poliéster. Em junho de 2003 foi selecionada no 54º Salão Paulista de Belas Artes, com a obra "Juntando as mãos", incluída no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições