Comemorado o Dia do Fonoaudiólogo


10/12/2010 19:44

Compartilhar:

Ato em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/ZED_3383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thelma Costa, Mara Behlau, Jaime Zorzi e Silvia Cavazin Matanó <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/ZED_3380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thelma Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/ZED_3398.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) ocorreu, nesta quinta-feira, 9/12, no auditório Franco Montoro, ato em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo.

A profissão, regulamentada em 9 de dezembro de 1981, tem muito a comemorar neste ano de 2010: segundo a presidente do Conselho Regional de São Paulo, Thelma Costa, houve uma ampliação do mercado de trabalho.

"Antigamente o exercício profissional estava focado no atendimento clínico, dentro dos consultórios. Hoje houve uma ampliação de postos profissionais nos hospitais e nas escolas. O profissional passou a ser requisitado não só para atender a pacientes com patologia, mas também para colaborar no aprimoramento profissional de jornalistas, atores, professores, enfim para trabalhar com profissionais que utilizam a voz na sua atividade", afirmou Thelma.

Outro fato que merece comemoração, segundo a presidente, é a entrada em vigor, após um grande esforço, da Lei federal 12.303/2010 que tornou obrigatório o teste de acuidade auditiva em recém-nascidos, "o teste da orelhinha".

"Este teste deverá ser realizado nos hospitais e maternidades por fonoaudiólogos e representa um instrumento importante para evitar o agravamento de uma patologia ou deficiência em recém-nascidos", completou a presidente do Conselho Regional.

alesp