Manifestantes pedem reconhecimento do Estado da Palestina


23/09/2011 12:05

Compartilhar:

Ibrahim Alzeben, Paulo Sérgio Pinheiro, Hamilton Pereira e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/HAMILTONPEREIRAACEITACAODAPALESTINA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 3 mil pessoas reuniram-se no centro da capital paulista, na tarde de terça-feira, 20/9, em ato pela admissão do Estado da Palestina como o 194º membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O deputado Hamilton Pereira (PT) participou da manifestação ao lado dos companheiros de bancada Adriano Diogo e Marcos Martins.

O ingresso da Palestina foi defendido pela presidente Dilma Rousseff na abertura da 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU. "Chegou o momento de ter representada a Palestina a pleno título", afirmou Dilma. "Venho de um país onde árabes e judeus são compatriotas", completou.

Hamilton Pereira destacou a magnitude que teria a decisão da ONU. "Seria o reconhecimento da luta de um povo que persiste por quase 150 anos", observou. "É um ato de extrema relevância que pode significar a pacificação de uma região cuja realidade cotidiana é a guerra e o sofrimento."

Encerrando o ato, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, destacou que "a partir de hoje, a luta pelo Estado palestino independente, livre e com Jerusalém como capital ganha uma nova dimensão". Ibrahim denunciou a manutenção nos cárceres de Israel de milhares de presos políticos palestinos e enfatizou que é chegada a hora de libertar Israel do belicismo de seus mandatários de direita. "Não queremos que nossos filhos sejam heróis, nem que os filhos dos israelenses sejam assassinos", declarou.

O ato na capital paulista foi convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), centrais sindicais, movimentos sociais e partidos populares. A concentração começou em frente do Teatro Municipal, onde uma gigantesca bandeira palestina foi aberta, recebendo o abraço da população e da comunidade árabe. (mlf)



hpereira@al.sp.gov.br

alesp