Deputado quer debate sobre termolétricas no Vale após RM


10/10/2011 12:04

Compartilhar:

Deputado Marco Aurélio na tribuna da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MARCOAURELIORM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marco Aurélio (PT) defende discussões sobre a instalação de usinas termelétricas no Vale do Paraíba somente após a mudança administrativa para Região Metropolitana. A ideia é que todos os prefeitos possam opinar sobre o assunto, já que uma termoelétrica, como a que está sendo cogitada para Canas, traz impactos para outras cidades também.

O parlamentar tratou do assunto em audiência pública sobre a termoelétrica de Canas, realizada na Assembleia na segunda-feira, 3/10. Na ocasião, representantes de diversas entidades ambientais manifestaram ser contrários à instalação da usina. Entre as razões apontadas pelos ambientalistas para esse posicionamento está a liberação de material particulado nocivo na atmosfera sem ventos suficientes para sua dispersão, devido à localização do Vale do Paraíba, entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Os ambientalistas dizem que não têm conseguido falar com a Cetesb para manifestar sua opinião e apontar os erros encontrados no EIA/Rima.

"Se a RM vai ser instalada no Vale do Paraíba, por que não deixamos esse assunto, que é de interesse de toda a região, para ser discutido pelo conselho que será formado por 39 prefeitos e 39 membros do governo do Estado?", questionou Marco Aurélio. Para ele, o conselho deve dar um parecer sobre o tema. "Não adianta instalar a termoelétrica antes de a Região Metropolitana ser instalada porque os outros municípios atingidos não poderão se manifestar." (ot)

marcoaurelio@al.sp.gov.br

Deputado Marco Aurélio na tribuna da Assembleia

alesp