Os temas rurais e florais de Nair Massarioli transmitem precisos valores ambientais


29/04/2008 09:38

Compartilhar:

A boiada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/a caminho da invernada (1 of 1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nair Massarioli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/nair massarioli (1 of 2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Existe na base da inclinação artística de Nair Massarioli uma certa e feliz disposição romântica que a leva a privilegiar o conteúdo dos sentimentos, pois sua representação pictórica está carregada de ressonâncias sentimentais que dão ás cores e a singulares elementos figurativos um respiro que responde às exigências interiores da artista.

Em verdade sua pintura assumiu nos últimos anos um tom definitivo, um seu caráter preciso, uma sua consciência formal e expressiva. A artista age no âmbito de pesquisas que, mesmo operando pela valorização da cor em sentido emotivo e sentimental, procuram transcender os valores convencionais para se orientarem em buscas mais profundas.

O pesquisar de paisagens, de cenas rurais e de conjuntos florais permite a Nair Massarioli individuar metas que nada tem de comum com as vanguardas e com os modismos fugazes. Trata-se de uma pintora que opera com enérgico vigor interpretativo e cromático mas que, ao mesmo tempo, se aproxima da arte com humildade sustentada de um lado pelo entusiasmo criativo e por outro de um ardor poético.

Juntamente a precisos meios técnicos, a artista possui também uma carga narrativa que possibilitam a interpretação de temas rurais e de chamamento à natureza.

A Boiada, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmite um conjunto de sensações onde a riqueza emocional do ser humano e a capacidade realizadora da artista sabe infundir valores ambientais que comunicam diretamente com o observador.





A Artista



Nair Massarioli nasceu em São Luiz do Paraitinga, SP, em 1957. Autodidata, desde cedo iniciou-se na pintura. Também, desde cedo, se dedicou à enfermagem, tendo exercido a profissão até 1993, quando então passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas.

Além de realizar exposições contínuas em seu próprio ateliê no Butantã, desde o ano 2000, vem participando de mostras individuais no Palácio da Justiça de São Paulo e no Hospital das Clínicas (2003), no Clube Alto dos Pinheiros, Galeria Panamericana, INCOR-Instituto do Coração e Hospital das Clínicas de São Paulo (2004 à 2006).

Participou ainda da exposição itinerante "A Arte Perto de Você", no Espaço Cultural do Shopping Raposo, SP (2000), e da Feira das Artes, da Praça da República (2002 a 2006).

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Artes do Parlamento de São Paulo.

alesp