Acervo recebe "O jagunço" do pintor Alfredo Mucci


22/12/2008 16:01

Compartilhar:

Waldir Agnello, Presidente "ad-interim" do Legislativo Paulista, recebendo a obra de Alfredo Mucci das mãos de Egídio Carlos Moretti da Associação Comercial de São Paulo, ladeado pelo Sup. do Patrimônio Cultural Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/MASSA JAGUNCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representando o artista plástico Vagner Campanhan, o Dr. Egidio Carlos Moretti, presidente do 21º Salão de Arte Pinheiros, aproveitou sua visita a Assembléia Legislativa para doar ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, uma importante obra do falecido pintor italiano Alfredo Mucci intitulada "O jagunço" e realizada em óleo sobre tela e datada de 1972.



Nascido na Itália, onde estudou pintura e mosaico, o artista transferiu-se para o Brasil em 1953. Dedicou-se à decoração mural, tendo idealizado e executado numerosos painéis a óleo e em mosaico especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.



Realizou exposições de pintura na Itália e no Brasil e suas obras figuram em coleções particulares da Europa, Estados Unidos e Brasil, com destaque no Museu de Arte de São Paulo, MASP e a partir de agora no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



Segundo diversos críticos de arte "Mucci compõe seus quadros em que predominam os coloridos terrosos. Nesse teor do colorido está também um dos motivos pelos quais a pintura de Mucci é quase triste, de uma melancolia vaga dispersa na atmosfera".

alesp