Trem vai ligar Pinheiros a Barueri em 20 minutos


03/08/2011 11:46

Compartilhar:

Marcos Neves e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MARCOSNEVESTREM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pedido de Marcos Neves , o governador Geraldo Alckmin (PSDB) incluiu, em seu programa de investimentos, um novo trem expresso, para ligar a estação Pinheiros da CPTM e do Metrô, até Barueri.

Com 20,8 km, batizado de Expresso Oeste-Sul, ele prevê fazer a rota em 20 minutos, em uma linha paralela à via férrea atual, com paradas em Osasco e Carapicuíba. O trajeto hoje leva 35 minutos, com baldeação entre duas linhas da CPTM (8-Diamante e 9-Esmeralda) mais 11 estações, no meio do caminho. O padrão do trem é similar aos demais, mas, por parar menos, permite uma viagem mais rápida com a mesma tarifa -R$ 2,90. A expectativa é de 154 mil passageiros/dia.

Ele também possibilitará a conexão futura com uma nova extensão de trem da linha 8 da CPTM até Alphaville, inserida no plano tucano, para um segundo momento.

A CPTM também acrescentou ao plano de investimentos uma linha de trem de 9,6 km entre Carapicuíba, Barueri e Alphaville. Na prática, ela pode permitir, com baldeações, viagens tanto para Pinheiros como para a região central. Entre esses destinos estão trabalhadores presos nos engarrafamentos.

Marcos Neves vem pontuando essa problemática a cada encontro com o governador, com o secretários de Estado e a com presidência da CPTM. Agora, a boa notícia é que serão atendidos cerca de 61 mil usuários por dia, nesse projeto inicial da linha com licitação, iniciada no final de 2011.

Por enquanto, não há detalhe de traçado ou estações.



marcosneves@al.sp.gov.br

alesp