Realização de obras humanitárias é discutida na TV-Assembléia


23/07/2007 16:07

Compartilhar:

Programa da Tv Alesp debate voluntariado em projetos comunitários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS 23 JUL TV ALESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ed Thomas (PMDB) recebeu no estúdio da TV Alesp, no dia 18/7, o presidente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Presidente Prudente (APPC), Roberto Gurgel, e o delegado de polícia aposentado Antonio Naves, que atua como voluntário na Federação das APAES do Estado de São Paulo. O assunto versou sobre voluntariado em projetos comunitários e se estendeu por uma hora.

O deputado ressaltou a importância da participação popular em projetos comunitários relevantes, citando o exemplo dos dois convidados que, aposentados, poderiam estar em casa, gozando do merecido lazer, mas trabalham e se dedicam, como voluntários, a obras que lhes sobreviverão.

O parlamentar informou que o Hospital do Câncer de Prudente é uma das maiores obras comunitárias do país. Dos R$ 5 bilhões investidos até hoje, só 10% vieram de fonte governamental. Há uma promessa do executivo anterior de outra parcela, até agora não liberada.

O presidente da APPC declarou que o secretário Barradas e o chefe da Casa Civil se empenham na obtenção de verbas que permitam terminar a construção do Hospital do Câncer, referência para a região com cerca de 1 milhão de habitantes. A APAE, segundo o Dr. Antonio Naves, carrega déficit de atendimento a pessoas portadoras de deficiência no estado. Estima-se que 1% da população sofra de alguma deficiência mental e a APAE, sozinha, não tem condições de atender todos os casos. Na sua opinião, seria necessário conscientizar o Executivo para essa realidade de forma a ampliar o apoio à instituição e melhorar o nível de atendimento a pessoas portadoras de deficiência.

Gurgel agradeceu ao deputado pelo empenho no rápido trâmite da lei que concede à APPC o nível de utilidade pública, e também sua intervenção, junto ao secretário da Fazenda, pela a isenção do ICMS durante o "McDia Feliz" que reverterá em benefício do Hospital do Câncer.

Ed Thomas finalizou a apresentação conclamando as autoridades governamentais e se unirem em benefício do povo paulista.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp